Topo

Esse conteúdo é antigo

Responsáveis por explosão em Beirute 'pagarão o preço', diz premiê libanês

04/08/2020 17h06

O primeiro-ministro libanês, Hassan Diab, disse na noite de hoje que os responsáveis pelas explosões na região portuária de Beirute "pagarão o preço" de seus erros. Segundo um balanço provisório divulgado algumas horas após as deflagrações, a tragédia deixou dezenas de mortos e milhares de feridos.

Por volta das 17h (horário de Brasília), o ministério libanês da Saúde falou em pelo menos 50 mortos e 2.700 feridos. No entanto, as equipes de socorro ainda atuam na região das explosões e esses números podem aumentar.

"Eu prometo que essa tragédia não ficará impune", disse o chefe do governo. "Os responsáveis pagarão o preço", insistiu Hassan Diab durante um pronunciamento na televisão.

Segundo informações preliminares da imprensa local, as explosões resultaram de um incidente no porto de Beirute, perto de hangares que estocam materiais explosivos. Mas as circunstâncias e os detalhes permanecem desconhecidos.

A hipótese de um ataque de cunho terrorista não foi cogitada oficialmente.

Forte explosão atinge Beirute, no Líbano, e deixa pessoas feridas

Explosão sentida até no Chipre

"Aparentemente, há um armazém contendo materiais confiscados há anos, e parece que eram materiais muito explosivos", disse o diretor geral da Segurança Geral Abbas Ibrahim, questionado por jornalistas na área. "Os serviços responsáveis estão realizando a investigação, e dirão qual é a natureza do incidente", acrescentou.

A primeira explosão foi registrada logo após as 18h pelo horário local e foi ouvida em vários bairros da cidade. Janelas e vitrines de muitos prédios e lojas quebraram nos arredores.

A força da deflagração provocou uma onda gigante na região do porto. Segundo testemunhas, as explosões foram ouvidas até na cidade costeira de Larnaca, no Chipre, a pouco mais de 200 km da costa libanesa.