Topo

Esse conteúdo é antigo

Cápsula Crew Dragon é acoplada à Estação Espacial Internacional

Foguete Falcon 9 lança cápsula Crew Dragon rumo à ISS - Joel Kowsky/Nasa
Foguete Falcon 9 lança cápsula Crew Dragon rumo à ISS Imagem: Joel Kowsky/Nasa

24/04/2021 10h40

A cápsula Crew Dragon Endeavour da SpaceX se acoplou, neste sábado (24), à Estação Espacial Internacional (ISS), de acordo com imagens transmitidas ao vivo pela NASA. Os quatro tripulantes se encontraram com os sete astronautas da ISS para um depoimento ao vivo.

"É histórico o que está acontecendo hoje. Estamos ansiosos para começar a trabalhar, para saber o que nos aguarda nos próximos meses. Vamos dizer adeus a alguns amigos aqui, gostaríamos que ficassem mais um tempo, mas não tanto, pois 11 pessoas é muito numa estação espacial", declarou com bom humor o francês Thomas Pesquet, recém-chegado à ISS.

A primeira fase da atracação teve início às 05h08 (06h08 de Brasília), 264 milhas (424 quilômetros) acima do sul do Oceano Índico. A segunda ocorreu 10 minutos depois, quando 12 ganchos foram conectados com segurança entre a Endeavour e a porta da ISS.

"Captura completa, bem-vinda Crew-2", disse a comandante da ISS, a astronauta dos Estados Unidos Shannon Walker. "Obrigado Shannon, estamos felizes por estar aqui", respondeu o comandante da Endeavour, seu compatriota Shane Kimbrough.

A antecâmara entre a cápsula e a estação foi pressurizada para que as escotilhas da Endeavour e do laboratório orbital pudessem ser abertas. A missão Crew-2, que inclui Pesquet, decolou da plataforma 39A no Kennedy Space Center, Flórida, antes do amanhecer de sexta-feira.

Trânsito espacial

A cápsula carrega a terceira tripulação enviada à ISS pela SpaceX, como parte do contrato multimilionário que a Agência Espacial dos Estados Unidos (NASA) assinou com a empresa de Elon Musk.

Essa é a segunda viagem da Endeavour à ISS. A primeira foi com a missão Demo-2 em maio de 2020, que encerrou quase uma década de dependência dos EUA da Rússia para viajar para a ISS depois que a NASA encerrou o programa de ônibus espaciais.

Foi a primeira vez que uma cápsula foi reaproveitada para voos espaciais tripulados e a missão também contou com um foguete reutilizado, atingindo as metas de redução de custos nas parcerias da NASA com a indústria privada.

Duas Crew Dragon estão agora estacionadas lado a lado na ISS.

É uma grande vitória para Musk - também fundador do grupo automotivo Telsa - já que a SpaceX conseguiu monopolizar o transporte espacial da NASA em um momento em que a cápsula Starliner da Boeing acumula atrasos em seus voos de teste.

Musk não esconde sua intenção de impulsionar a humanidade em direção à Lua e a Marte. "Eu acredito que estamos no alvorecer de uma nova era de exploração espacial", disse na coletiva desta sexta-feira (23).

A chegada do último quarteto à ISS eleva o número de pessoas na estação a 11. O recorde foi de 13 pessoas em 2009.

Marco para a Europa

A missão também é um marco importante para Europa, que nomeou a missão "Alpha" em homenagem ao sistema estelar Alpha Centauri.

"Para nós, é realmente a era de ouro em termos de exploração da Estação Espacial Internacional", disse Frank De Winne, diretor do programa ISS da Agência Espacial Europeia (ESA), à AFP.

O alemão Matthias Maurer e a italiana Samantha Cristoforetti seguirão Pesquet nas missões da SpaceX, respectivamente, no segundo semestre e no ano que vem.

O próximo módulo ISS, construído pela Rússia, deve chegar à estação em julho e incluirá um braço robótico construído pela ESA que Thomas Pesquet ajudará a colocar em operação, disse De Winne.

A ESA também será um parceiro-chave dos Estados Unidos no programa Artemis de retorno à Lua, fornecendo os componentes de energia e propulsão para a espaçonave Orion e elementos-chave para uma estação orbital lunar chamada Gateway.

A Crew-2 prevê cerca de 100 experimentos durante sua missão de seis meses, incluindo a investigação do que é conhecido como "chips de tecido" - pequenos modelos de órgãos humanos que são compostos de diferentes tipos de células e são usados para estudar o envelhecimento do sistema imunológico, função renal e perda de massa muscular.

Em relação ao meio ambiente, quando a Crew-2 retornar no segundo semestre, terá obtido 1,5 milhão de imagens da Terra, documentando fenômenos como iluminação artificial à noite, proliferação de algas e ruptura das plataformas de gelo da Antártida.

Outro elemento importante da missão é atualizar o sistema de energia solar da estação, instalando novos painéis compactos que se abrem como um enorme tapete de ioga.

(Com informações da AFP)