Topo

Esse conteúdo é antigo

Aceleração da vacinação na Europa mostra seus frutos, com queda de hospitalizações e mortes por covid

Aceleração da vacinação na Europa mostra seus frutos, com queda de hospitalizações e mortes por covid - Elisabeth Aardema/Shutterstock
Aceleração da vacinação na Europa mostra seus frutos, com queda de hospitalizações e mortes por covid Imagem: Elisabeth Aardema/Shutterstock

28/05/2021 12h07

Na medida em que a vacinação avança na Europa, os números de hospitalizações e mortes por coronavírus acentuam a queda - em mais uma amostra da eficácia do imunizante para combater a pandemia de Covid-19. Os números levaram o respeitado Instituto Pasteur, da França, a demonstrar otimismo em relação ao futuro, ao declarar que as condições estão "favoráveis" para o país evitar uma nova onda da doença, apesar do relaxamento em curso das medidas sanitárias restritivas.

Depois de iniciar uma campanha de vacinação a conta-gotas apenas no fim de dezembro, a União Europeia recebeu e distribuiu novos lotes de vacinas a partir de abril e pôde avançar na imunização coletiva. O calendário está sendo antecipado em diversos países, como a França, onde os maiores de 18 anos sem comorbidades poderão receber uma dose já na próxima segunda-feira (31). Até o momento, 15% da população francesa já está completamente imunizada e um terço recebeu pelo menos uma dose da vacina.

Resultado: em um mês, o número de hospitalizações na França baixou 40%, para menos de 20 mil pacientes internados nesta semana - menor quantidade desde outubro de 2020, no país. Destes, menos de 3,5 mil estão em estado grave, quase a metade do registrado em abril.

Outro dado animador é o balanço das consultas no hospital por motivo de Covid-19, que despencaram 75% no período. As mortes no país passaram de cerca de 300 para em torno de 110 por dia, conforme o site Our World in Data, da Universidade Oxford, que compila os dados mundiais da doença.

Europa tem recuo da Covid-19


Nos países vizinhos, o fenômeno é semelhante. A Alemanha (com 15,7% da população totalmente imunizada e 42% que recebeu uma dose) tem tido menos de 100 mortes por Covid-19 por dia. Na Espanha ou Itália, ambas com 18% completamente vacinados e 36% tendo recebido uma dose, os números de queda de hospitalizações e mortes também acompanharam o avanço da imunização e agora são animadores.

Em um mês e meio, o número de novos casos na Europa foi dividido por três, passando de 180 mil, no fim de março, para cerca de 60 mil neste fim de maio - numa conjuntura que pode estar sendo ajudada pela chegada da primavera no continente europeu. Os países estão passando rapidamente para a classificação "verde", que sinaliza a baixa da taxa de incidência da doença de uma semana para a outra. Alguns Estados da Europa central registram quedas de até 30%.

"Todos os países europeus registram hoje essa mesma baixa, independentemente das novas medidas adotadas recentemente", assinalou o epidemiologista do Instituto Pasteur Arnaud Fontanet, à emissora francesa LCI.

Novas variantes ameaçam evolução positiva

A melhora da situação sanitária leva os países a planejarem uma reabertura inédita neste verão, durante o qual o uso de máscaras pode começar a ser abandonado. A maior ameaça para este quadro positivo é aparição de novas variantes do vírus, mais contagiosas e, eventualmente, mais letais.

No Reino Unido, o país com maior índice de vacinação na Europa e que chegou a praticamente zerar as mortes por Covid-19, a variante indiana avança apesar da imunização da população - mas a alta dos contágios não resultou, até o momento, em mais óbitos.