Topo

Esse conteúdo é antigo

Preso homem armado em castelo onde rainha Elizabeth 2ª passou o Natal

Rainha Elizabeth 2ª em seu discurso de Natal - Reprodução / Youtube
Rainha Elizabeth 2ª em seu discurso de Natal Imagem: Reprodução / Youtube

26/12/2021 11h25

A polícia britânica prendeu um homem que invadiu a área do castelo de Windsor no sábado (25), onde a rainha Elizabeth 2ª passou o Natal. Segundo a imprensa local, o suspeito carregava uma balesta, arma portátil que lança flechas.

Segundo as autoridades, o homem de 19 anos foi detido após um alerta de segurança sobre um intruso rodeando a área do castelo. O suspeito é originário de Southampton, sul da Inglaterra.

Em comunicado, a polícia indicou que o jovem foi preso na área exterior e não conseguiu entrar em nenhum prédio. "Os membros da família real foram informados sobre o incidente", reiteraram.

Segundo o jornal Daily Mirror, o suspeito foi identificado por câmeras de segurança. "Os agentes não acreditaram no que viram", afirmou uma fonte ao diário.

A matéria também indica que, além da arma, o homem carregava uma corda que usou para escalar os portões do local. Embora seja considerada letal no Reino Unido, a balesta não exige nenhuma licença para ser utilizada.

Devido ao incidente, o dispositivo de segurança do castelo de Windsor passará por uma avaliação geral.

No quarto da rainha

Essa não é primeira vez que as propriedades da família real britânica são invadidas. Em 2016, o perímetro de segurança do Palácio de Buckingham, a residência oficial da rainha Elizabeth 2ª, em Londres, foi ultrapassado duas vezes.

A intrusão mais grave ocorreu em 1982, quando o pintor Michael Fagan, de 31 anos, entrou no Palácio de Buckingham e conseguiu entrar no quarto da rainha enquanto ela dormia.

Quando ela acordou, Fagan estava sentado em uma poltrona. A rainha conversou com o invasor por 10 minutos até conseguir acionar um alarme de segurança. Depois de ser preso, ele ficou internado em um hospital psiquiátrico durante seis meses.

Homenagem ao príncipe Philip

No mesmo dia em que a área do castelo de Winsdor foi invadida, a tradicional mensagem de Natal de Elizabeth 2ª foi transmitida aos britânicos. Em uma comovente alocução, ela prestou homenagem ao príncipe Philip, que morreu em abril, aos 99 anos.

"O Natal pode ser difícil para aqueles que perderam entes queridos. Este ano, especialmente, eu entendo o porquê", declarou a rainha, em uma mensagem gravada no castelo de Windsor. "Mas, por mais que eu e minha família sintamos saudades dele, sei que ele gostaria que nós aproveitássemos o Natal", afirmou a rainha.

(Com informações da AFP)