Final da Euro entre Inglaterra e Espanha promete batalha feroz em Berlim no domingo

Com sua propensão à posse excessiva de bola, La Roja, a seleção espanhola, exerce uma grande pressão quando perde a posse de bola. Do outro lado do campo, a estrutura inglesa com três zagueiros (Kyle Walker-John Stones-Marc Guéhi) pode frustrar os planos dos homens de Luis de la Fuente, treinador dos espanhóis. Espanha e Inglaterra vão se enfrentar pelo troféu de campeão europeu de futebol no Estádio Olímpico de Berlim, no domingo, 14 de julho, às 16h pelo horário de Brasília.

O técnico espanhol não tem intenção de se desviar do seu estilo habitual e espera que a sua equipe "imponha o seu estilo" contra um adversário que ele descreve como "físico, com jogadores que gostam de espaço", da mesma forma que eles fizeram tão bem para quebrar a muralha defensiva dos Bleus, a seleção francesa, nas semifinais, por 2 a 1. 

O perigo para os dois finalistas pode vir das bolas aéreas. Nem a Espanha, nem a Inglaterra, foram muito bem nesse tipo de jogada nas semifinais.

"Teremos que tirar a bola deles primeiro. Mas não será tão fácil conseguir a bola e fazê-los correr. Eles pressionam muito bem, então teremos de ser excepcionais com a bola e teremos de ser excepcionais sem ela", explicou o técnico da Inglaterra, Gareth Southgate.    

Mantendo Yamal e Williams à distância 

O que pode determinar o resultado do jogo é a capacidade da Inglaterra de impedir os avanços pelas laterais dos dois prodígios: Lamine Yamal, de 17 anos, recém completos, e Nico Williams, de 21. Para liberar espaço para seus dois dribladores, La Roja terá de empurrar Bukayo Saka e Jude Bellingham para a defesa em busca de situações de um contra um pelas laterias de campo.

Enquanto Williams teve menos destaque na semifinal, Yamal brilhou com um gol incrível contra os franceses, tornando-se o mais jovem artilheiro da história da Euro, com 16 anos e 362 dias. Ele provou que pode lidar com a pressão de um grande evento. Foi o suficiente para tranquilizar o técnico De la Fuente antes da final. 

"Vimos um gênio. Ele pode melhorar a cada dia e continuar a crescer, com a atitude, a maturidade e o profissionalismo que demonstrou. O que me alegra é que ele esteja jogando conosco, que seja espanhol e que possamos desfrutá-lo por muitos anos", disse o técnico ibérico após a semifinal.

O jovem já está de olho no evento de domingo em Berlim, onde estabelecerá um novo recorde de precocidade ao se tornar o jogador mais jovem a disputar uma final de Euro, à frente do português Renato Sanches, que disputou aos 18 anos e 328 dias. 

Continua após a publicidade

Esta semana, imagens de uma sessão de fotos do jovem Lionel Messi, aos 20 anos, dando banho em Lamine Yamal ainda bebê, viralizaram nas redes sociais como um tipo de "prenúncio" de uma futura carreira já "batizada" por um ídolo do futebol espanhol.

Novo atacante francês no Real Madrid

Real Madrid colocou à venda na quinta-feira (11) camisas com o nome de Kylian Mbappé.  "Ele é um dos meus jogadores favoritos e, depois de tantos anos, finalmente está aqui", celebrou Eric Ponce, um torcedor de 23 anos. 

"Ele não teve um Euro tão bom quanto esperávamos (...), mas marcou muitos gols nesta temporada, e provou a cada ano que pode ser melhor do que isso", entusiasmou-se o estudante, que foi comprar a camisa na loja oficial do Real Madrid perto do estádio Santiago-Bernabeu. 

"Nosso filho é fã de Mbappé e viemos especialmente para comprar a camisa, estamos muito, muito felizes", entusiasmou-se Diana Torres, uma colombiana de 37 anos. "Dê uma olhada! Estou arrepiada, é enorme, é algo que não consigo explicar". 

Maria José Dena, 50 anos, funcionária do Madrid, também comprou uma camisa para o filho: "110 euros só pela camisa, com o nome, os emblemas e tudo (...). É caro, mas é o presente de aniversário dele, ele está pedindo há meses, então vale a pena". 

Continua após a publicidade

Na quarta-feira (10), o Real Madrid anunciou que a apresentação de seu novo atacante francês no estádio Santiago Bernabéu acontecerá em 16 de julho. O ex-atacante do Paris Saint-Germain, eliminado na terça-feira com a França nas semifinais da Eurocopa pela Espanha (2 a 1) depois de um torneio considerado por críticos como decepcionante ao nível individual, será recebido de antemão pelo presidente do Real Madrid, Florentino Perez, para assinar seu contrato de cinco anos.

Futebol feminino

A seleção francesa de futebol feminino, primeira colocada no grupo de classificação para a Euro-2025, enfrenta a Suécia em Dijon na sexta-feira (12) para se classificar para o Campeonato Europeu e focar firmemente no torneio olímpico. 

(Com agências)

Deixe seu comentário

Só para assinantes