Bombeiros se mobilizam para conter incêndio em galeria de arte de Londres

Bombeiros britânicos lutam, neste sábado (17), contra um incêndio na Somerset House, em Londres, um centro de arte que inclui obras de Sandro Botticelli e Paul Cézanne em suas coleções.

Cerca de 125 bombeiros foram enviados ao local, disse a Brigada de Incêndio de Londres (LFB).

"As equipes estão combatendo as chamas no telhado do prédio", disse a LFB em comunicado. Nenhum ferido foi relatado, disse a polícia britânica.

A Somerset House, construída num prédio do século XVI, está localizada no centro de Londres, na margem esquerda do Rio Tâmisa.

Depois de ter sido sede da Royal Academy of Arts, o edifício acolhe agora um centro de arte que inclui a Galeria Courtauld.

Este museu, localizado na ala norte da Somerset House, abriga obras que vão desde a Idade Média até a era moderna. O local possui uma coleção de pinturas famosas de Vincent Van Gogh - o autorretrato de 1889 com a orelha enfaixada -, Édouard Manet, Claude Monet e Paul Cézanne.

No início da tarde, o centro de arte londrino indicou na rede social X que o edifício havia fechado as portas durante a intervenção dos bombeiros, e que "todo o pessoal e o público estão seguros".

Vídeos postados nas redes sociais mostram uma espessa nuvem de fumaça saindo do telhado do museu.

Continua após a publicidade

"Duas escadas de 32 metros foram enviadas ao local para apoiar as operações", afirmaram os bombeiros, que disseram ter recebido uma primeira chamada de alerta por volta de 12h de Londres (8h em Brasília).

"A causa do incêndio ainda não é conhecida" e a circulação no centro está "interrompida" durante a intervenção, alertaram.

"O Corpo de Bombeiros de Londres chegou rapidamente e estamos trabalhando em estreita colaboração com eles para controlar a propagação do incêndio", acrescentou.

O diretor da fundação Somerset House, Jonathan Reekie, disse à agência britânica PA que o incêndio começou na ala oeste do edifício, que abriga principalmente escritórios e "nenhuma obra".

O prédio, cujo pátio abriga uma pista de gelo no inverno, ficou famoso por vários filmes, como "Simplesmente Amor" (2003), duas versões de James Bond e até "A Lenda do Cavaleiro Sem Cabeça" de Tim Burton (1999).

O local sediaria um evento de breakdance chamado "London Battle" no sábado.

Continua após a publicidade

(Com AFP)

Deixe seu comentário

Só para assinantes