Boxeadora Imane Khelif, medalha de ouro em Paris 2024, é aclamada por multidão na Argélia

A campeã olímpica de boxe argelina, Imane Khelif, que se viu no centro de uma grande polêmica durante os Jogos Olímpicos de Paris 2024, foi aplaudida por uma enorme multidão em Tiaret, pelo seu regresso à sua região natal.

Milhares de pessoas saíram às ruas desta cidade de cerca de 200 mil habitantes, localizada a 340 km a sudoeste de Argel, na noite de sexta-feira (16) para saudá-la após a sua coroação nos Jogos Olímpicos de Paris, segundo correspondente da AFP.

Questionada sobre a denúncia que apresentou por assédio cibernético, com queixa contra Elon Musk, JK Rowling e Donald Trump, Imane Khelif não quis responder. "Hoje é feriado. Vou abordar esse assunto no momento apropriado", explicou ela.

Leia tambémElon Musk e JK Rowling podem ser investigados na França por cyberbullying contra campeã olímpica argelina

Mas o seu treinador, Mohamed Chaoua, esclareceu que o presidente Abdelmadjid Tebboune estava acompanhando pessoalmente o caso.

O chefe de Estado "disse que não vamos abdicar dos nossos direitos", disse o treinador, ao mesmo tempo que realçou que o regresso de Imane foi "um dia de alegria" e que as questões jurídicas serão tratadas nos fóruns apropriados.

Uma investigação foi aberta na França após a denúncia por assédio cibernético agravado apresentada por Imane Khelif, vítima de uma campanha de ódio nas redes sociais no final da sua primeira luta contra a italiana Angela Carini, sugerindo que ela seria "um homem lutando contra mulheres".

Segundo seu advogado Nabil Boudi, a investigação criminal levada adiante por uma unidade especializada do Ministério Público de Paris visa determinar "quem esteve na iniciativa desta campanha misógina, racista e sexista" e "deve também estar interessado naqueles que alimentaram esta campanha de linchamento digital".

Imane Khelif, de 25 anos, venceu a final de -66 kg em 9 de agosto nas Olimpíadas de Paris. Durante os Jogos de Tóquio, no verão de 2021, sua participação não causou polêmica.

Continua após a publicidade

"Boas-vindas calorosas"

"Sou uma mulher forte e com poderes especiais. Do ringue, mandei uma mensagem para quem estava contra mim", disse a boxeadora após a vitória. "Fui alvo de ataques e de uma campanha feroz, e esta é a melhor resposta que posso dar. A resposta sempre esteve no ringue", acrescentou.

Reunidos desde a manhã nos arredores da sede da prefeitura de Tiaret, região rural semiárida, os torcedores explodiram de alegria com o aparecimento, ao anoitecer, da campeã olímpica que desfilou em um ônibus, escoltada pela polícia.

Com gritos de "Imane Khelif" e o slogan "um, dois, três, viva a Argélia", os apoiadores aplaudiram de pé a sua heroína, rodeados em particular por membros da sua família.

"Foi uma recepção calorosa que recebi hoje. Todos os argelinos têm o direito de se alegrar e de desfrutar", declarou a jovem de 25 anos.

"Até o presidente da República é, na realidade, o primeiro apoiador de Imane Khelif, o que mostra que o Estado e o povo apoiam o esporte. Estou convencida de que o esporte é uma mensagem para o povo", acrescentou a campeãa.

Continua após a publicidade

(Com AFP)

Deixe seu comentário

Só para assinantes