Josias de Souza

Josias de Souza

Siga nas redes
Só para assinantesAssine UOL
Opinião

Ao ameaçar delegados da PF, delinquência muda de patamar

Quando alguns brasileiros foram pedir golpe na porta dos quarteis, imaginou-se que os devotos de Bolsonaro eram incapazes de todo. O quebra-quebra do 8 de janeiro revelou que, na verdade, eram capazes de tudo. Numa evidência de que a política brasileira está longe de superar a fase primitiva, a delinquência mudou de patamar. Já não poupa nem delegado da Polícia Federal.

Encontram-se sob ataque os delegados Fábio Shor e Raphael Astini. Um comanda a investigação sobre milícias digitais, com os seus agregados —da falsificação de cartões de vacina ao roubo de joias. O outro toca o inquérito que apura a tentativa de golpe de Estado. Ambos tiveram os dados pessoais capturados. E passaram a amargar ataques nas redes e ameaças fora delas. Nem os familiares são poupados.

A milícia bolsonarista migrou do ambiente digital para o mundo presencial, emitindo sinais de que conhece veículos e endereços dos seus alvos. A investida engrossou o caldo em que ferve o bloqueio da rede X, determinado por Alexandre de Moraes. A plataforma de Elon Musk descumpriu ordens do ministro do Supremo Tribunal Federal para remover perfis tóxicos das redes.

É contra esse pano de fundo que Bolsonaro molha a camiseta da seleção brasileira por uma anistia para os golpistas. Aposta que os inquéritos estrelados por ele cairão por "falta de materialidade". Pede no Congresso um diálogo que conduza à pacificação. Os fatos evidenciam a falta que faz um bom lote de condenações criminais contra o capitão.

Opinião

Texto em que o autor apresenta e defende suas ideias e opiniões, a partir da interpretação de fatos e dados.

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do UOL.

67 comentários

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.


Eron Lopes de Oliveira

ESTOU IMPACIENTE! QUERO VER O DELINQUENTE BOLSONARO PRESO IMEDIATAMENTE! PASSOU DA HORA!

Denunciar

Lourismar Alves dos Santos

gen.ernesto gaisel,res´pondeu a uma pergunta de um reporter.o senhor conhece o tenente jair bolsonaro,o general respondeu,conheço sim é um péssimo oficial e um militar desordeiro.

Denunciar

Vivendi

No final, o coletivo bozE vai pro brejo, e isso inclui seus simpatizantes que pagam assinatura para comentar no UOL.

Denunciar