Exigência de visto americano não acaba no curto prazo, diz Patriota
Uma eventual extinção da exigência de vistos para viagens entre o Brasil e os Estados Unidos não irá acontecer no curto prazo, disse o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, que está em Washington para discutir o assunto com autoridades americanas, entre outros temas.
LEIA MAIS
- De olho no gasto de brasileiros, chefe de turismo de NY diz que visto pode acabar em 5 anos
- Até agosto, consulado dos EUA no Rio libera 73% mais vistos do que em 2011; nº em SP aumenta 61%
- EUA evitam estipular prazo para suspensão de vistos aos brasileiros
- Brasil e EUA criam grupo de trabalho para buscar formas de viabilizar o fim da exigência de visto
"Estamos examinando essa possibilidade de um sistema livre de vistos", disse Patriota, em entrevista coletiva conjunta com a secretária de Estado dos Estados Unidos, Hillary Clinton, logo depois do encontro dos dois. "Não será no curto prazo."
Segundo ele, o assunto exige uma "série de aspectos que precisam ser muito bem examinados, inclusive o desequilíbrio grande entre o número de brasileiros que visitam os Estados Unidos e o número menor de americanos que visitam o Brasil".
De olho nos gastos de turistas brasileiros nos Estados Unidos, o governo americano vem adotando nos últimos dois anos um conjunto de medidas para acelerar e facilitar a concessão de vistos para brasileiros. Paralelamente, estuda incluir o Brasil na lista de países cujos cidadãos são isentos de vistos para visitar os Estados Unidos.
Um dos problemas são os altos índices de rejeição de pedidos de vistos brasileiros e o número relativamente alto de brasileiros que ficam além do prazo permitido. Outra questão são as exigências de segurança por autoridades americanas, que incluem a abertura de informações pelo Brasil.
Patriota também se reúne nesta quarta-feira com a secretária de segurança dos Estados Unidos, Janet Napolitano, para discutir o fim da exigência de vistos.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.