Brasil e EUA criam grupo de trabalho para buscar formas de viabilizar o fim da exigência de visto
Os governos do Brasil e dos Estados Unidos decidiram criar um grupo de trabalho que cuidará exclusivamente de assuntos relativos a vistos. Representantes dos dois países irão se reunir para discutir medidas que possibilitem a cidadãos dos EUA e do Brasil viajar entre os dois países sem precisar de visto, seguindo uma diretriz anunciada após o encontro entre a presidente Dilma Rousseff e o presidente Barack Obama realizado em abril deste ano.
A primeira reunião do grupo deverá ser realizada em Washington, nos Estados Unidos, até novembro, segundo comunicado divulgado nesta quarta-feira (11) pelo Ministério das Relações Exteriores do Brasil.
Segundo o texto, o GVT (Grupo de Trabalho sobre assuntos relativos a Vistos) “deverá constituir plataforma para propor medidas e procedimentos para a implementação daquela diretriz presidencial, levando-se em consideração os requisitos do Programa de Dispensa de vistos dos EUA e da legislação brasileira aplicável”.
O GVT “deverá reunir-se para discutir um controle imigratório mais expedito e iniciativas relativas à isenção de vistos entre os dois países”, acrescenta o texto, que destaca ainda a “crescente qualidade” da relação entre Brasil e Estados Unidos.
A declaração conjunta de intenções foi divulgada depois de um encontro entre o ministro Antonio Patriota (Relações Exteriores) e a secretária do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos, Janet Napolitano.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.