Topo

Podcast

Geração P

Os impactos do coronavírus na sociedade, economia e cultura.


Geração P #11: Pandemia mostra às crianças que pais não controlam tudo

Mais Geração P
1 | 22
Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

10/06/2020 04h01

Geração P, o podcast do UOL que traz os impactos da pandemia na sociedade, trata nesta quarta-feira (10) dos impactos do coronavírus entre as crianças e também algumas recomendações —inclusive da Unicef (Fundo das Nações Unidas para a Infância) — sobre como lidar com elas no cenário da pandemia. Ouça o programa completo no arquivo acima.

Os apresentadores Jamil Chade, colunista do UOL baseado em Genebra, e Ruth Manus, escritora e advogada que mora em Lisboa, discutem a melhor maneira de conversar com as crianças sobre a pandemia, a "imersão" dos pequenos no universo adulto, a importância de criar projetos a médio prazo, o uso intensificado de telas (videogame, computador, celular) e também a volta para a escola no pós-quarentena.

"Esse impacto [da pandemia] foi extremamente profundo e vamos ter de dar a mão para essas crianças por alguns meses, eu diria talvez até por alguns anos, para que elas não tenham o medo que tiveram. Eu não diria um medo explícito, mas essa incerteza, que pode ser muito prejudicial até mesmo na autoconfiança, na transformação das crianças em adultos pró-ativos nas suas áreas. Eu acho que a 'geração P' vai precisar ganhar nossa mão, vamos precisar andar de mãos dadas por alguns meses para superar isso", resumiu Chade (ouça no arquivo acima a partir de 29:27).

Na conversa, Ruth Manus pontua os muitos tipos de estresses vividos pelas crianças (ouça a partir de 03:10). "Eles são esponjas, estão absorvendo a nossa energia, o nosso estresse, o nosso medo. A cada vez que a gente perde a paciência, tem que pensar que está jogando isso para cima deles, sim. Os conflitos que a gente tem dentro de casa, eles estão ouvindo o tempo todo. Conversas de trabalho, que normalmente a gente não tinha na frente deles, eles estão ouvindo. Então é muito importante a gente ter cuidado no que a gente está transmitindo para as crianças nessa fase. Está muito difícil para a gente, mas eles absorvem tudo o que a gente faz", afirma Manus.

Os apresentadores comentam algumas das recomendações de entidades internacionais, como a Unicef, sobre como lidar com as crianças na pandemia. Entre elas, ser honesto sobre a doença, dando a informação correta e adaptada a cada idade; mostrar que o confinamento funcionou em alguns lugares do mundo (portanto tem resultado e chega ao fim); programar projetos a médio prazo para inserir na nova rotina.

Para Chade, que já vive a transição da quarentena, a pandemia mostrou aos filhos que os pais não controlam tudo (ouça a partir de 13:59). "A gente não tem o controle, muito menos numa pandemia, que você não sabe quando vai acabar. E até mesmo na transição várias das respostas ficam no ar. "Pode isso?" "Pai, pode convidar alguém aqui para jogar bola?" Eu não sei. Todas essas perguntas apareceram de uma forma muito clara. E aí a descoberta do lado deles de que nós não temos controle de tudo."

Geração P

A letra "P", do nome do podcast, refere-se à pandemia, às perspectivas e, especialmente, às projeções de como serão nossas vidas daqui para frente. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do podcast.

Às segundas e quartas, o programa tem apresentação de Jamil Chade, colunista do UOL baseado em Genebra, e Ruth Manus, advogada e escritora que vive em Lisboa. Eles trazem bate-papos, análises e reflexões sobre os novos caminhos que se formam a partir da Covid-19, além de entrevistas.

Aos sábados, o podcast volta seu olhar a mulheres no Brasil que estão na linha de frente contra o coronavírus. A jornalista Giuliana Bergamo conta essas histórias, que fazem parte de uma série de reportagens especiais de Universa, a plataforma feminina do UOL.

Se quiser saber mais sobre como será a civilização pós-pandemia, a plataforma Ecoa, também do UOL, traz a visão de diversos especialistas na série O Mundo Pós-Covid-19. Eles desenham possíveis cenários para o que vem depois e falam sobre como as escolhas de agora podem contribuir para a construção de um futuro mais desejável.

Você pode ouvir o podcasdt Geração P no UOL, no Youtube e em distribuidores de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Deezer. Com este lançamento, o UOL soma 14 podcasts: você pode conferir todos os programas em uol.com.br/podcasts.