Topo

Podcast

Geração P

Os impactos do coronavírus na sociedade, economia e cultura.


Geração P #22: Falta de liderança e vulnerabilidade estão entre lições da pandemia

Do UOL, em São Paulo

21/07/2020 04h00

Geração P, o podcast do UOL que traz os impactos da pandemia na sociedade, chega nesta terça-feira (21) ao seu último episódio. Na conversa do podcast, os apresentadores Jamil Chade, colunista do UOL baseado em Genebra, e Ruth Manus, escritora e advogada que mora em Lisboa, falam sobre as principais lições deixadas pela pandemia do coronavírus.

São elas: falta de liderança no mundo, encruzilhada em que se encontram as entidades internacionais, nacionalismo e questionamento sobre nosso papel na sociedade. Ouça o episódio completo no arquivo acima.

Entre os destaques de Chade está a falta de líderes no mundo (a partir de 02:50). "Se pegarmos vários países, e não só no que se refere à política, mas também na sociedade, nas empresas privadas, o que ficou muito claro neste período foi a falta de uma liderança. Só para colocar de uma forma bastante resumida: tivemos o G20, que é uma espécie de diretório mundial, que fazia reuniões sem sequer colocar um comunicado final, porque não havia sequer acordo sobre qual comunicado final deveria ser emitido."

Ele continua (a partir de 03:58): "Acima de tudo, você não tem uma voz que tenha um peso suficiente para liderar um caminho. Dizer 'olha, funcionou no meu país. E eu tenho a moral, ou basicamente a credibilidade, de convocar a todos para seguir o mesmo caminho'".

Entre os destaques de Manus estão as questões humanas (a partir de 22:40). "A pandemia traz para a gente, de uma forma galopante, a vulnerabilidade da nossa sociedade, a vulnerabilidade das famílias, a vulnerabilidade das nossas casas, dos nossos casamentos, das nossas crianças, da divisão das tarefas entre homem e mulher. É como se a gente tivesse um pequeno corte e, de repente, isso foi rasgando o corpo inteiro."

Segundo ela, tudo o que conhecíamos até então virou uma interrogação (em 23:20). "Tudo o que a gente tinha como certeza começa a se desfazer. Então eu acho que a gente tem que parar para pensar. Existe muito debate sobre 'o mundo vai melhorar ou vai piorar depois da pandemia?'. A gente não tem resposta para isso. Mas a gente tem resposta para o que a gente vai virar depois da pandemia. Se cada um de nós for capaz de olhar para os próprios comportamentos, para as próprias decisões, para as próprias prioridades, a gente já tem aí uma mudança significativa."

Geração P

A letra "P", do nome do podcast, refere-se à pandemia, às perspectivas e, especialmente, às projeções de como serão nossas vidas daqui para frente. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do podcast.

Se quiser saber mais sobre como será a civilização pós-pandemia, a plataforma Ecoa, também do UOL, traz a visão de diversos especialistas na série O Mundo Pós-Covid-19. Eles desenham possíveis cenários para o que vem depois e falam sobre como as escolhas de agora podem contribuir para a construção de um futuro mais desejável.

Você pode ouvir o podcasdt Geração P no UOL, no Youtube e em distribuidores de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Deezer. Com este lançamento, o UOL soma 14 podcasts: você pode conferir todos os programas em uol.com.br/podcasts.