Topo

Podcast

Geração P

Os impactos do coronavírus na sociedade, economia e cultura.


Geração P #16: Impactos da pandemia no Brasil vêm de escolha política deliberada, diz Marcos Nobre

Mais Geração P
1 | 22
Siga o UOL no

Do UOL, em São Paulo

22/06/2020 04h01

Geração P, o podcast do UOL sobre os impactos da pandemia, traz nesta segunda-feira (22) uma entrevista com Marcos Nobre, professor de filosofia da Unicamp, presidente do Cebrap (Centro Brasileiro de Análise e Planejamento) e autor do livro recém-lançado Ponto-final: A Guerra de Bolsonaro Contra a Democracia (editora Todavia). O foco da conversa são os impactos da pandemia no cenário político brasileiro. Ouça o programa completo no arquivo acima.

Na conversa com Jamil Chade e Ruth Manus, que apresentam o programa, Nobre afirma que os efeitos da pandemia no país são resultado de uma escolha política deliberada (ouça a partir de 01:42). "Escrevi um livro inteiro para dizer que foi uma escolha política deliberada. É claro que uma pandemia como essa vai atingir o Brasil. Agora: em que grau? E com que grau de solidariedade social, com que grau de mobilização da sociedade em torno da defesa comum contra uma ameaça comum? Isso varia conforme a decisão política."

E continua (a partir de 2:12): "Um presidente que teve a oportunidade de ser o líder de uma nação inteira, de colocar a nação unida em torno dele, por que ele não fez isso? Por que ele optou pelo negacionismo, por que ele optou por não apoiar a sociedade na sua luta contra o vírus? [...] Só existe uma resposta: porque Bolsonaro tem um projeto autoritário para este país e ele foi fiel a esse projeto autoritário. Se fosse diferente, se ele resolvesse unir o país em torno dele para remodelarmos todo o país para combater a pandemia, ele teria que se tornar um político normal. Ele teria que aceitar a democracia. E isso ele não quer".

Geração P

A letra "P", do nome do podcast, refere-se à pandemia, às perspectivas e, especialmente, às projeções de como serão nossas vidas daqui para frente. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do podcast.

Às segundas e quartas, o programa tem apresentação de Jamil Chade e Ruth Manus. Eles trazem bate-papos, análises e reflexões sobre os novos caminhos que se formam a partir da Covid-19, além de entrevistas. Aos sábados, o podcast volta seu olhar a mulheres no Brasil que estão na linha de frente contra o coronavírus. A jornalista Giuliana Bergamo conta essas histórias, que fazem parte de uma série de reportagens especiais de Universa, a plataforma feminina do UOL.

Se quiser saber mais sobre como será a civilização pós-pandemia, a plataforma Ecoa, também do UOL, traz a visão de diversos especialistas na série O Mundo Pós-Covid-19. Eles desenham possíveis cenários para o que vem depois e falam sobre como as escolhas de agora podem contribuir para a construção de um futuro mais desejável.

Você pode ouvir o podcasdt Geração P no UOL, no Youtube e em distribuidores de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Deezer. Com este lançamento, o UOL soma 14 podcasts: você pode conferir todos os programas em uol.com.br/podcasts.