Topo

Podcast

Geração P

Os impactos do coronavírus na sociedade, economia e cultura.


Geração P #20: Danos da covid ao turismo vão muito além das viagens canceladas

Mais Geração P
1 | 22
Siga o UOL no

06/07/2020 04h01

Geração P, o podcast do UOL que traz os impactos da pandemia na sociedade, trata nesta segunda-feira (06) dos desafios enfrentados pelo setor do turismo --e também pelos turistas-- devido ao coronavírus. A conversa traz aspectos econômicos do problema, que chega a casa dos trilhões de dólares, e mostra que as nossas viagens canceladas são só a ponta do iceberg.

A apresentação é de Jamil Chade, colunista do UOL baseado em Genebra, e Ruth Manus, escritora e advogada que mora em Lisboa. Ouça o programa completo no arquivo acima.

"A ONU [Organização das Nações Unidas] estima que nos países mais afetados pela ruptura com o turismo, nós vamos ver um aumento do desemprego de até 17 pontos percentuais. É gigantesco, muito maior do que a crise de 2009. Por quê? Porque você tem, obviamente um setor que depende da reabertura de fronteiras, que depende da confiança do lugar em relação à pandemia. Portanto, uma reviravolta muito grande nesse setor", diz Chade (a partir de 2:15).

Ele cita outras estimativas da ONU, que prevê prejuízos entre US$ 1,2 trilhão e US$ 3,3 trilhões para o turismo e setores relacionados. O menor valor, explica o colunista, considera a melhor das hipóteses: "que o bloqueio do turismo internacional se limite a quatro meses, basicamente até julho ou agosto". O maior valor, do pior cenário, virá se as limitações do turismo se estenderem por 12 meses, até fevereiro de 2021. "Esse é o tamanho do problema do turismo, hoje, diante da pandemia", completa.

Manus lembra que, no cenário de restrições da pandemia, muitas pessoas estão ansiosas para saber quando e como poderão voltar a viajar (a partir de 10:32). "As pessoas estão querendo um escape. [...] Isso gera uma ansiedade. E o que é mais interessante? O setor do turismo sabe disso. Apesar de esse setor estar vivendo um cenário de incerteza, eles estão percebendo que dialogar com as pessoas, dando opções mais seguras para viajar, está sendo, talvez, uma forma de tentar alavancar de novo esse setor." A explicação traz exemplos da Europa, onde já existe uma reabertura.

Para Manus, já é possível ver também na Europa um incentivo ao turismo interno (a partir de 12:50). "Isso é uma tendência. [...] O turismo interno muito provavelmente vai ser fortalecido. Não só por ser mais seguro, porque você não precisa pegar um voo de x horas nem se sujeitar à contaminação de um outro país com regras diferentes, mas também por causa das restrições que estão sendo impostas a viajantes de determinados países."

Geração P

A letra "P", do nome do podcast, refere-se à pandemia, às perspectivas e, especialmente, às projeções de como serão nossas vidas daqui para frente. Assista abaixo ao vídeo de lançamento do podcast.

Às segundas, o programa tem apresentação de Jamil Chade e Ruth Manus. Eles trazem bate-papos, análises e reflexões sobre os novos caminhos que se formam a partir da Covid-19, além de entrevistas. Aos sábados, o podcast volta seu olhar a mulheres no Brasil que estão na linha de frente contra o coronavírus. A jornalista Giuliana Bergamo conta essas histórias, que fazem parte de uma série de reportagens especiais de Universa, a plataforma feminina do UOL.

Se quiser saber mais sobre como será a civilização pós-pandemia, a plataforma Ecoa, também do UOL, traz a visão de diversos especialistas na série O Mundo Pós-Covid-19. Eles desenham possíveis cenários para o que vem depois e falam sobre como as escolhas de agora podem contribuir para a construção de um futuro mais desejável.

Você pode ouvir o podcasdt Geração P no UOL, no Youtube e em distribuidores de podcasts, como Spotify, Apple Podcasts, Google Podcasts e Deezer. Com este lançamento, o UOL soma 14 podcasts: você pode conferir todos os programas em uol.com.br/podcasts.