Estudo comprova que cavalos reagem a emoções humanas

10/02/2016 16h06

Uma pesquisa feita por cientistas da Universidade de Sussex, no Reino Unido, aponta que cavalos são capazes de discernir expressões faciais humanas.

O experimento, feito usando fotos de rostos humanos, mostrou que os cavalos domésticos "respondem negativamente" a expressões irritadas.

Para os cientistas, isso acontece porque a domesticação pode ter habilitado os animais a interpretar o comportamento humano.

"Nosso comportamento em torno deles tem um impacto", disse a pesquisadora Amy Smith.

Os resultados foram publicados na revista científica Biology Letters.

O experimento

A equipe mostrou grandes fotografias para 28 cavalos, que tinham as reações cerebrais medidas. "Uma pessoa apresentava a foto enquanto a outra segurava o bicho", detalhou Smith. Eram alternadas imagens com expressões felizes e irritadas.

"O principal resultado foi que eles olharam (para os rostos com raiva) com seu olho esquerdo", o que significa que processaram a imagem com o lado direito do cérebro, "especializado no processamento de estímulos negativos", explicou a pesquisadora.

Os cientistas também posicionaram monitores cardíacos nos cavalos, revelando que as expressões irritadas causaram aceleração significativa em seus batimentos cardíacos.

Resultados semelhantes foram relatados recentemente em cães domésticos, levantando questões sobre como viver com os seres humanos pode ter influenciado as habilidades dos animais.