Topo

Rogério Gentile

REPORTAGEM

Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.

TJ condena ativista da causa animal que ofendeu filha do chef Fogaça

Henrique Fogaça (Foto: Reprodução/Band) - Reprodução / Internet
Henrique Fogaça (Foto: Reprodução/Band) Imagem: Reprodução / Internet

Colunista do UOL

26/04/2021 09h53Atualizada em 26/04/2021 22h56

Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail

Email inválido

O Tribunal de Justiça de São Paulo condenou um ativista da causa animal que ofendeu na internet a filha do chef Henrique Fogaça.

Em novembro de 2014, após saber que o programa "Masterchef", da Band, exibiria uma prova envolvendo caranguejos, o ativista escreveu que Fogaça deveria esfolar a filha, portadora de necessidades especiais, em vez de ferver animais vivos. No post, ele fez referências discriminatórias à menina.

O desembargador Vico Manãs disse que os termos utilizados pelo ativista para se referir à garota, à época com 8 anos, foram abjetos, e o desembargador Amable Soto declarou que a conduta "afronta diretamente o princípio da dignidade da pessoa humana".

O ativista, que já havia perdido o processo em primeira instância, foi condenado a 1 ano, 11 meses e 10 dias de reclusão, mas a pena foi substituída por prestação de serviços à comunidade e o pagamento de um salário mínimo. Terá ainda de pagar uma multa de R$ 3.960.

Cabe recurso à decisão. Na petição encaminhada à Justiça, o ativista afirmou que não teve a intenção de ofender a garota e que, sabedor da "capacidade elevada dos animais", comparou a menina aos porcos e aos caranguejos com o "intuito de destacar que esses seres também têm consciência e sentimentos".

Disse também não se arrepender do que fez e que não quis "diminuir" a garota, "já que porcos são animais muito inteligentes".

Em 2018, Fogaça fez uma declaração em suas redes sociais tratando publicamente do processo. Chamou o ativista de "covarde" e afirmou que o objetivo da sua postagem era incentivar que as pessoas não ficassem passivas diante de situações semelhantes.