Neto diz à polícia que não ofendeu Neymar: 'Mijar na cabeça não é literal'
O ex-jogador Neto, hoje apresentador de programa esportivo, declarou à polícia que não pretendeu ofender Neymar Júnior ao dizer que os torcedores deveriam "mijar na cabeça" do atleta da seleção brasileira.
"Falei no sentido figurado, não literal", afirmou o apresentador.
A declaração foi dada em um inquérito aberto pela polícia para apurar se o apresentador cometeu o delito de incitação ao crime.
No ano passado, após o Brasil empatar por 1 a 1 com a Venezuela pelas Eliminatórias da Copa do Mundo, em Cuiabá, um torcedor atirou um saco de pipoca em Neymar quando ele se dirigia ao túnel de acesso aos vestiários.
Irritado, o jogador parou e xingou o torcedor. Posteriormente, em entrevista, disse que ele era mal-educado e afirmou que "se reclama tanto, deveria ter treinado e estar em campo, não eu".
No dia seguinte, ao falar sobre a partida no programa "Donos da Bola", da TV Bandeirantes, Neto declarou que era um "absurdo" o torcedor jogar um saquinho de pipoca no atleta.
"O Neymar não dá um pique hoje. Tem que mijar, todo mundo tem que mijar na cabeça deles, fazer cocô e jogar. Tem que fazer isso", disse.
O vídeo com a declaração viralizou nas redes sociais. Neymar procurou o Ministério Público reclamando que Neto não fez uma crítica jornalística, mas o ofendeu e incitou o discurso de ódio nos estádios, "que já vem sendo objeto de seríssimos episódios de violência".
"Me senti ofendido", disse Neymar à Promotoria. "Neto fez uma incitação ao ódio e isso gerou um ódio muito grandes nas redes sociais. Eu e minha família ficamos com medo dessa situação", declarou.
Chamado a prestar depoimento à polícia, Neto afirmou que a interpretação dada por Neymar é absurda e equivocada e que "jamais incitaria alguém a cometer qualquer crime".
Utilizei apenas uma figura de linguagem, assim como evidentemente Neymar não queria que o 'torcedor jogasse em seu lugar'.
Neto, em depoimento
O apresentador disse ainda que fez uma crítica genérica, aos jogadores da seleção como um todo, e não direcionada especificamente a Neymar.
Neto afirmou que a reclamação é um "revanchismo de Neymar, que não admite ser criticado, mas gosta muito de ser adulado". "Ele deveria se dedicar mais a honrar o público que lhe trouxe fama, sucesso e muito dinheiro", afirmou.
O Ministério Público deve nas próximas semanas decidir se apresenta uma denúncia à Justiça contra Neto ou se arquiva o caso.
48 comentários
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Leia as Regras de Uso do UOL.
Thiago Carneiro Ribeiro
O Neto tem que criticar mesmo esses jogadores mequetrefe...
Wilson Aroma
Neto errou. Neymar nem joga futebol (ele joga poker).
Eden Nunes
Neymar tem que falar menos e jogar mais.