Texto que relata acontecimentos, baseado em fatos e dados observados ou verificados diretamente pelo jornalista ou obtidos pelo acesso a fontes jornalísticas reconhecidas e confiáveis.
Covid: não há provas de que professores se contaminaram em escolas, diz TJ
Receba os novos posts desta coluna no seu e-mail
O Tribunal de Justiça de São Paulo afirma que não é possível dizer que os casos de professores contaminados pelo coronavírus no Estado ocorreram por conta da reabertura das escolas.
A afirmação consta da decisão na qual os desembargadores negaram recurso apresentado pelo sindicato dos professores contra o retorno das aulas presenciais.
No recurso, a Apeoesp (Sindicato do Professores do Ensino Oficial do Estado de São Paulo) afirmou que autorização, durante o recrudescimento da pandemia, "desafia o bom senso" e vai "na contramão de todos os alertas da comunidade científica mundial".
O sindicato, presidido pela deputada estadual Professor Bebel (PT-SP), anexou uma relação de 43 escolas estaduais e cinco privadas nas quais, de acordo com a entidade, houve registro de casos de coronavírus, inclusive de óbitos.
Ao rejeitar a argumentação, na semana passada, o desembargador Pinheiro Franco, presidente do TJ, afirmou que os casos comprovam a gravidade do cenário atual, mas que o sindicato não conseguiu demonstrar que ocorreram por conta da abertura das escolas.
Segundo ele, o risco de contaminação no ambiente escolar, desde que respeitadas as recomendações sanitárias, é menor do que em outros ambientes desprovidos de proteção.
Pinheiro Franco afirmou também que o tempo perdido de alfabetização dificilmente é recuperável, gerando danos perpétuos para a formação de uma pessoa. Citou ainda o risco de evasão escolar e os danos psicológicos inerentes ao afastamento das pessoas em formação do ambiente saudável de uma escola.
O presidente do TJ declarou que, sem escola, os alunos em situação de vulnerabilidade social ficam desprovidos de merenda, e os pais que precisam trabalhar de forma presencial acabam deixando as crianças em locais sem controle sanitário.
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.