Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Eike Batista não consta como fundador do Partido Novo

Arte/UOL
Imagem: Arte/UOL

Lucas Borges Teixeira

Colaboração para o UOL, em São Paulo

01/09/2018 12h35

Uma onda de boatos que circula pelas redes sociais afirma que o empresário Eike Batista teria sido um dos fundadores do Partido Novo, que tem João Amoêdo como candidato à Presidência da República nas eleições de outubro. Eike foi condenado, em julho, a 30 anos de prisão em uma ação da Operação Lava Jato.

A mensagem usa como base uma reportagem, publicada pela revista "Época Negócios" em 12 de dezembro de 2010, que indica que o empresário, então homem mais rico do Brasil, estaria articulando a criação do próprio partido, chamado Novo. Segundo a revista, o manifesto do partido já estaria pronto e contava com a assinatura de empresários.

Como o Novo foi criado em fevereiro de 2011, cerca de três meses depois da publicação da reportagem, os boatos que circulam pelas redes sociais sugerem que Eike teria feito parte da fundação do partido.

FALSO: Eike não consta como fundador do Novo

Apesar das datas da publicação da reportagem e da criação do partido serem verdadeiras e próximas uma da outra, não há registros de que o empresário tenha feito parte da criação do Novo.

De acordo com o partido, Eike Batista não é um de seus fundadores. Ele não faz parte da ata de fundação do Novo, registrada em 12 de fevereiro de 2011, em que constam 181 assinantes. João Amoêdo, candidato da sigla à Presidência da República, é o número 1.

Procurado pelo UOL, o Novo afirmou que Eike "nunca articulou, influenciou ou participou ativamente do processo de criação do partido".

O Novo usa como argumento um trecho da própria reportagem da revista. "O empresário, no entanto, nega a iniciativa. Em nota oficial enviada por sua assessoria de imprensa, o grupo EBX afirma que Eike não tem intenção de fundar um partido político, nem tampouco lançar candidato à Prefeitura do Rio nas próximas eleições", diz o texto.

A assessoria de comunicação do Novo também afirmou que Eike "não tem nenhuma participação no partido atualmente".

O UOL não conseguiu entrar em contato com representantes do empresário para comentar os boatos.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.