• ENTRE
Topo

UOL Confere

Uma iniciativa do UOL para checagem e esclarecimento de fatos


Posts distorcem vídeo que mostra protesto de policiais em 2017

03.nov.2022 - O vídeo de manifestação policial aconteceu na Câmara dos Deputados em 2017 - Arte/UOL sobre Reprodução/Kwai
03.nov.2022 - O vídeo de manifestação policial aconteceu na Câmara dos Deputados em 2017 Imagem: Arte/UOL sobre Reprodução/Kwai

Do UOL, em São Paulo

03/11/2022 16h50

Um vídeo de 2017 voltou a circular de forma distorcida em publicações compartilhadas nos últimos três dias nas redes sociais. As postagens desinformam ao sugerir que se tratam de imagens recentes de uma suposta invasão do Congresso Nacional por policiais para protestar contra a derrota do atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), nas urnas.

O que diz o post. Uma tarja sobre as imagens traz a seguinte informação falsa: "Policiais federais civis e militares invadiram o congresso nacional hoje e a mídia ficou caladinha. #LulaNuncaMais".

O que realmente aconteceu. A gravação mostra, na verdade, um protesto de policiais civis contra a Reforma da Previdência do governo do então presidente Michel Temer (MDB). Os manifestantes invadiram o prédio da Câmara dos Deputados e entraram em conflito com a Polícia Legislativa.

O motivo do protesto. A Proposta de Emenda Constitucional (PEC) nº 287/2016, a respeito da Reforma da Previdência, previa idade mínima de 65 anos para aposentadoria dos policiais, mais 49 anos de contribuição. A medida não agradou a categoria, que possui uma expectativa de vida menor do que outros funcionários públicos.

A PEC nº 287/2016 foi promulgada em 12 de novembro de 2019, na forma da Emenda Constitucional nº 103/2019. O texto final apresentou mudanças para os policiais em relação ao projeto original. A emenda permite que policiais federais e agentes de segurança se aposentem aos 52 anos (mulheres) ou 53 anos (homens), desde que tenham cumprido período adicional de contribuição conforme a Lei Complementar nº 51/1985 (25 anos para mulheres e 30 anos para homens).

A desinformação também foi verificada pela Agência Lupa.

O UOL Confere considere como distorcido conteúdos que usam informações verdadeiras em contexto diferente do original, alterando seu significado de modo a enganar e confundir quem os recebe.

O UOL Confere é uma iniciativa do UOL para combater e esclarecer as notícias falsas na internet. Se você desconfia de uma notícia ou mensagem que recebeu, envie para uolconfere@uol.com.br.

Seja o primeiro a comentar

Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.

O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.


publicidade