É golpe suposta promoção da Farm para ganhar mala ao responder avaliação
São falsas as publicações nas redes sociais que anunciam uma suposta promoção da loja Farm para ganhar uma mala ao fazer uma avaliação da marca.
A promoção não existe, segundo a Farm. No Reclame Aqui, consumidores denunciam que o site falso solicita o pagamento do valor do frete, mas o produto não é entregue.
O que diz o post
Um vídeo que usa a imagem da apresentadora Angélica apresenta a falsa promoção como uma recompensa por responder um quiz de avaliação da marca. O conteúdo é compartilhado com a seguinte legenda: "Responda e Ganhe! 25 anos da FARM. Atenção, amantes de malas! Os estoques são limitados e estão acabando rápido! Não perca esta oportunidade única de expressar sua opinião e ser recompensado por isso".
Por que é falso
Promoção não existe. A marca salientou em nota ao UOL Confere que também está tomando "providências legais para que esses golpes acabem".
A marca se pronunciou no Instagram alertando consumidores sobre a falsa promoção. "Não existe nenhuma ação oficial oferecendo mala ou outro produto FARM. Se você foi impactado por algum anúncio deste tipo, denuncie!", diz a marca. Veja abaixo:
Consumidores reclamaram nas redes. No site Reclame Aqui há registros de denúncias de pessoas que relatam ter pagado o frete da promoção falsa. A marca respondeu alertando que se trata de um golpe (veja aqui). Usuários relatam que também há versões falsas do vídeo que usam imagens da cantora Anitta e da atriz Maísa (aqui).
Segundo relatos no Reclame Aqui, são cobrados entre R$ 30 a R$ 75 para o falso frete. Uma mala da marca custa no site oficial mais de R$ 700.
Caí em um golpe. E agora?
Registre o boletim de ocorrência imediatamente. No estado de São Paulo, o registro pode ser feito de forma virtual pelo site da Delegacia Eletrônica (aqui).
Faça uma reclamação contra a empresa no Procon. A orientação é da Secretaria Nacional do Consumidor. Veja quais são os canais e contatos para fazer a denúncia em cada estado do país aqui.
Avise o banco e a operadora do cartão. Entre em contato com o seu banco ou operadora do cartão de crédito para denunciar a fraude e tentar o estorno do valor.
Sugestões de checagens podem ser enviadas para o WhatsApp (11) 97684-6049 ou para o email uolconfere@uol.com.br.
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