Topo

Ladrão tenta roubar mercado, mas é rendido por funcionários e clientes em Santa Catarina

Léo Pereira

Especial para o UOL Notícias<br>Em Florianópolis

03/06/2011 17h15

O Mercado Avi, no município de Barra Velha (a 120 km de Florianópolis), sofreu o seu segundo assalto este ano. Só que, desta vez, os assaltantes se deram mal: um deles foi rendido e agredido por funcionários e clientes da loja. Outros dois envolvidos também foram presos, pela Polícia Civil, no dia seguinte.

O caso aconteceu na quarta-feira (1), no momento de fechar o mercado, por volta das 7h da noite. Dois homens, que chegaram em uma motocicleta, entraram no local e anunciaram o assalto. Um deles estava armado com um revólver calibre 38 e pedia pelo malote de dinheiro que seria levado ao banco. "Mas era fim de expediente, então havia pouco dinheiro", disse o gerente do mercado, Fábio Schmitt.

Quando um dos assaltantes estava do lado de fora, o outro com a arma insistia no malote. Foi o momento em que o dono do mercado conseguiu pular em cima do criminoso, e daí começou uma luta entre os dois. "As atendentes ficaram muito nervosas, mas o proprietário estava sempre tranquilo. Ele sentiu que era o momento e o agarrou", disse o gerente.

Os funcionários e clientes, ao perceberem a situação, ajudaram o dono a tirar o revólver do assaltante. Um vizinho, que é policial, foi chamado para amarrar o ladrão até a chegada da polícia, enquanto o seu comparsa o abandonou e fugiu do local, com R$ 1 mil em dinheiro, maços de cigarro e chocolates importados.

Gilmar Siqueira (30) era foragido da Penitenciária de Chapecó, no oeste catarinense, onde cumpria pena de 48 anos por crimes como latrocínio (roubo seguido de morte).

Na quinta-feira (2), a Polícia Civil conseguiu capturar o outro assaltante, Alisson da Silva (19), escondido em uma casa que era utilizada pelos dois, no município de Penha. "Eles são suspeitos de outros furtos e de sequestros-relâmpago na região", declarou a investigadora de polícia Tatiana Bortolaz.

Todo o dinheiro levado durante o assalto no mercado foi recuperado, além de o revólver e a motocicleta terem sido apreendidos. Também foi presa em Brusque a mulher de Siqueira, Marli de Oliveira (34), por receptação, pois estava com um telefone celular que havia sido objeto de um roubo em Brusque.

Os três envolvidos foram encaminhados para a Unidade Prisional Avançada em Barra Velha.