Topo

Bombeiros encontram carro soterrado com cinco corpos, e número de mortos chega a 18 em Sapucaia (RJ)

Do UOL, em São Paulo

11/01/2012 17h17Atualizada em 11/01/2012 20h04

Subiu para 18 o número de mortos na cidade de Sapucaia, no centro do Rio de Janeiro, após o registro de deslizamentos de terra causados pelas fortes chuvas na região. Os homens do Corpo de Bombeiros encontraram o Fusca que ainda estava soterrado no distrito de Jamapará e resgataram cinco vítimas que tinham se abrigado no veículo para fugir de um deslizamento.

Estavam no carro o lavrador Francisco Edézio Lopes, 46, sua mulher Valdinéia e as duas filhas do casal, Francine, 15, e Vitória, 7, além de um primo da família, Sebastião Lopes.

O irmão do lavrador, José Osnir Lopes, que estava com a família, preferiu ficar dentro da casa e se salvou, já que o imóvel não foi atingido pelo deslizamento.

  • Arte UOL

A mulher de outro irmão da vítima, a caseira Maria Orzelina de Assis Lopes, esteve no local. “Meu marido está arrasado, não consegue nem vir aqui ver essa cena”, disse.

Mais cedo, a Prefeitura de Sapucaia decretou situação de emergência devido aos prejuízos causados pela chuva. O decreto ainda precisa ser homologado pelos governos estadual e federal para que então comece a reconstrução das áreas afetadas em regime de urgência.


Homens do Corpo de Bombeiros retomaram nesta manhã as buscas por vítimas do deslizamento que ocorreu na segunda-feira e já deixou 17 mortos --a 18ª morte ocorreu em um deslizamento em outra parte do município. Os trabalhos foram interrompidos na noite de ontem porque voltou a chover forte na região, que ainda tem risco de novos desabamentos. Na noite desta quarta, no entanto, as buscas continuavam e a informação dos moradores era que quatro pessoas ainda estão desaparecidas.

A Defesa Civil interditou mais 20 imóveis na cidade elevando o número de casas interditadas para 50. O número de desalojados chega a 280 e o de desabrigados, a 50.

A Defesa Civil autorizou nesta quarta-feira que os moradores retirassem seus pertences das residências que tiveram que ser abandonadas devido a riscos de novos desabamentos.

Teixeira explicou que as pessoas estão retirando os objetos pessoais aos poucos. "Vamos esperar esse momento de instabilidade do tempo passar, por enquanto não são todos que podem entrar em seus imóveis", afirmou.

O pedreiro José Carlos Moreira, 54, que mora em uma casa ao lado dos escombros, conseguiu tirar a televisão, que ainda está pagando. “Para mim a televisão é cara, porque não tenho salário fixo", afirmou.

Sapucaia não está na lista dos 251 municípios em áreas de risco (veja a lista em PDF) no mapeamento  feito pelo Serviço Geológico do Brasil (CPRM). O levantamento inclui as áreas mais propensas a sofrer algum tipo de desastre natural. Reportagem publicada pelo site Contas Abertas mostra que, desses 251 municípios, apenas 23 receberam recursos em 2011.

Em visita nesta quarta-feira ao município, o vice-governador Luiz Fernando Pezão afirmou que “no máximo em dois anos” todo o Estado do Rio será mapeado para a identificação das áreas de risco.

Veja como fazer doações às vítimas das chuvas


O vice admitiu que Sapucaia não entrou na lista dos 31 municípios prioritários para serem mapeados pelo governo estadual. “Estamos fazendo aos poucos mesmo, vamos apresentar aos prefeitos. Fizemos [o mapeamento] de 31, já tínhamos feito dos municípios da região serrana e agora vamos complementar com todos os municípios, porque não dá para fazer os 91. Até o final de 2013 nós vamos entregar os outros 60 que faltam", afirmou.

 

Situação no Estado

As chuvas que atingem o Rio de Janeiro causam estragos em ao menos 15 cidades do Estado. De acordo com o último balanço divulgado pela Defesa Civil estadual sobre as regiões norte e noroeste –as mais afetadas até o momento–, sete municípios decretaram situação de emergência: Laje do Muriaé, Santo Antônio de Pádua, Itaperuna, Italva, Cardoso Moreira, Miracema e Aperibé.

O total de pessoas fora de casa no norte e noroeste chega a quase 15 mil: são exatos 14.920, segundo os dados da Defesa Civil.