Topo

Vizinhos ameaçam invadir casa de idosa acusada de assassinar cachorros no Rio

Hanrrikson de Andrade

Do UOL, no Rio de Janeiro

17/01/2012 18h41

Os moradores da estrada do Mapuá, em Jacarepaguá, zona oeste do Rio de Janeiro, estão revoltados com uma suposta chacina de cães cometida desde a noite desta segunda-feira (16) por uma mulher identificada como Sara Maciel, 71.

Segundo relatos de ativistas que estão no local, a idosa é esquizofrênica e, após matar seus animais com golpes na cabeça, os coloca em sacos plásticos na calçada. A Polícia Civil está investigando o caso.

Pelo menos seis cães foram encontrados mortos na manhã de hoje -- todos com a cabeça ferida e sem nenhum dente. Outros dez cachorros, incluindo filhotes, permanecem no local. Os populares mais exaltados ameaçam invadir a residência, de acordo com Priscila Constant, que atua de forma independente em defesa dos animais.

"Eles estão na porta dela e alguns querem invadir. Eu estou tentando convencê-los de que isso é errado", disse ela, que teme que a proprietária da casa seja alvo de linchamento.

Além da preocupação quanto aos cães, os vizinhos reclamam do mau cheiro exalado pelos cadáveres e cobram das autoridades competentes uma iniciativa para solucionar o problema. Segundo eles, a cachina de cães já vem ocorrendo há algum tempo.

"Eu a vi ensacando pessoalmente os animais e despejando na calçada. Na semana passada apareceram pelo menos quatro. Essa mulher pode até ser doente, mas isso não se faz, ela deve ter muito ódio no coração", afirmou a aposentada Gislaine Gomide, 52, que não soube precisar há quanto tempo cães mortos são encontrados na localidade.

Na noite desta segunda-feira (16), uma equipe da Polícia Civil visitou o local para realizar uma perícia prévia, porém Sara Maciel não autorizou a entrada dos agentes.

Segundo informações da 32ª Delegacia de Polícia (Taquara), responsável pela ocorrência, a irmã da proprietária já prestou depoimento, porém o conteúdo não pôde ser divulgado. A polícia afirma apenas que a idosa utiliza um discurso de cunho religioso para justificar a morte dos cães.

Questionada pelos defensores dos animais, a dona dos cães teria dito que eles morreram de cinomose canina -- doença causada por um vírus que pode ser encontrado no fluxo ocular e nasal.

Sara Maciel já foi intimada para comparecer ao distrito policial a fim de prestar depoimento, o que deve ocorrer nesta quarta-feira (18), às 11h. Uma nova tentativa de periciar a residência pode ser feita ainda hoje.

De acordo com os ativistas que continuam mobilizados na estrada do Mapuá, nenhum representante da Polícia Civil compareceu ao local até a conclusão do texto desta reportagem.