Topo

Empresários oferecem recompensa de R$ 100 mil por pistas que levem a assassinos de jornalista no Maranhão

Carlos Madeiro

Do UOL, em Maceió

24/04/2012 16h08

A Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) divulgou, na tarde desta terça-feira (24), que está oferecendo uma recompensa de R$ 100 mil por informações que levem à prisão dos assassinos do jornalista Décio Sá, morto com seis tiros na noite desta segunda-feira (23), num bar na orla de São Luís.

Últimos posts

  • Reprodução/Blog do Décio

    Caso de pistoleiros no Maranhão, em post publicado no dia em que foi assassinado

  • Reprodução/Blog do Décio

    Imagens da prisão de assessores do TJ do Maranhão, publicadas no dia da morte

As informações sobre os acusados devem ser repassadas ao Disque Denúncia da Polícia Civil. Segundo SSP, o valor foi doado por um grupo de empresários --que pediu para não ter a identidade revelada-- interessado em ajudar na elucidação do caso.

As informações devem ser repassadas pelos telefones (0 XX 98) 3223-5800 ou 0300-313-5800 (para moradores do interior do Maranhão).

Décio Sá trabalhava no jornal "O Estado do Maranhão" --pertencente à família Sarney-- e escrevia em um blog famoso por informações de bastidores da política no Estado. Ele também trabalhou no jornal "O Imparcial" e chegou a ser correspondente da "Folha de S.Paulo" no final dos anos 90. O jornalista deixa mulher e um filho de 8 anos.

Para esta quarta-feira (25) está marcada a divulgação do retrato falado do acusado de entrar no bar e efetuar os disparos. Segundo testemunhas, que estão ajudando na confecção do retrato, o homem responsável pelos tiros --que não usou qualquer instrumento para cobrir o rosto e efetuar os disparos-- era alto, moreno e com cabelo liso.

A SSP informou ainda que os depoimentos tiveram início nesta terça-feira. Cerca de 20 pessoas, entre amigos e testemunhas, devem ser ouvidas pelo delegado Maymone Barros, da Delegacia de Homicídios de São Luís.

Além dele, outros delegados também participam da investigação, em uma força-tarefa montada pelo governo maranhense.

O MP (Ministério Público) do Maranhão informou que vai designar uma comissão de promotores da área criminal para acompanhar as investigações da Polícia Civil. A ideia é garantir uma “elucidação do crime de forma célere e transparente”.

“Teia de aranha”

Pela manhã, o delegado Sebastião Cabral, titular do 9º Distrito Policial (na área onde ocorreu o crime) --um dos responsáveis pela investigação -- disse ao UOL que o fato de o blogueiro ser "bastante atuante" abre um leque extenso de hipóteses.

“É uma teia de aranha que vamos desvendar, indo por várias hipóteses para, ao final, podermos chegar aos autores e mandantes do crime”, disse Cabral, acrescentando que não ter dúvidas de que o assassinato de Decio Sá tem características de crime de pistolagem.

“A forma em que os homens na moto chegaram apontam que o alvo era mesmo o jornalista. Não temos dúvida disto. A descrição desta cena nos leva a crer que o assassino foi confirmar quem era o alvo e executou o rapaz”, afirmou o delegado.

Sarneys lamentam

Políticos locais divulgaram nota de pesar pela morte do jornalista. A governadora Roseana Sarney (PMDB), “bastante chocada”, lamentou a morte de Décio Sá e “repudiou o ato bárbaro e brutal praticado por assassinos covardes.”

“O governo em hipótese alguma ficará inerte diante de tamanha brutalidade. A governadora determinou que todas as providências fossem tomadas pela Secretária de Segurança Pública para a imediata resolução do caso, para que os criminosos sejam presos e paguem pelo ato de barbaridade, que comoveu o Maranhão e, em especial, a classe jornalística”, disse, em nota oficial.

O pai de Roseane, o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), também divulgou nota. “É com grande indignação e profundo pesar pessoal que lamento a morte do jornalista Décio Sá.

“Brutalmente assassinado, o jornalista foi pioneiro no jornalismo online maranhense e tinha como principal virtude profissional a busca pela notícia, pela reportagem investigativa, que a muitos incomodava, mas também lhe garantia um espaço único no cenário jornalístico e uma legião de seguidores”, disse o ex-presidente da República.

José Sarney disse ainda que o crime foi “hediondo, brutal e cruel” e cobrou investigação. “[O assassinato] tem que ser desvendado para punir os culpados e despertar, cada vez mais, a consciência para a proteção e o respeito à liberdade de imprensa. Seu assassinato, além de uma atrocidade, é um atentado à democracia”, afirmou.

Relatório fala em morte de jornalistas no Brasil

Ontem, em relatório divulgado antes da morte de Décio Sá, a SIP (Sociedade Interamericana de Imprensa) apontava para um aumento nos casos de assassinatos de jornalistas no Brasil --no período de seis meses, foram registrados 27 casos de crimes e violências contra a imprensa, incluindo assassinatos, agressões e atentados.

Já um levantamento do CPJ (Committee to Protect Journalists), divulgado no último dia 17, indica que o Brasil é o 11º país do mundo em que os assassinatos de jornalistas mais ficam impunes. De acordo com o "Índice da Impunidade" elaborado pelo órgão, cinco mortes de jornalistas nos últimos dez anos não resultaram em nenhuma condenação no país.