Topo

Parte de sobrados desaba no centro do Rio

Luiz Roberto Lima/Futura Press
Imagem: Luiz Roberto Lima/Futura Press

Felipe Martins*

Do UOL, no Rio

15/05/2012 09h03Atualizada em 15/05/2012 12h45

Parte de dois sobrados desabaram na manhã desta terça-feira (15) no centro do Rio de Janeiro. Segundo informações do Corpo de Bombeiros do Rio não há vítimas no local. O desabamento aconteceu nos imóveis que ficam no cruzamento da rua Lavradio --que foi parcialmente interditada-- com a rua da Relação, próximo do acesso à avenida Chile. Os bombeiros foram acionados por volta de 8h20.

Um dos imóveis pertencia ao tradicional bloco carnavalesco Cordão do Bola Preta e estava desativado e interditado pela Defesa Civil devido a problemas de reboco. Segundo o presidente do bloco, Pedro Ernesto, já existia um projeto de revitalização do sobrado, que não foi à frente devido a desavenças entre os sócios da agremiação. 

Em entrevista ao canal Globo News, Pedro Ernesto disse que o local foi cedido ao Bola Preta. “Na realidade, quando nós perdemos a unidade na avenida 13 de Maio, fomos socorridos pelo governo do Estado, que cedeu esse conjunto de imóveis para a nova sede do bloco em março de 2009. No entanto, esse imóvel que desabou estava desativado, ele passaria por obras de recuperação. Ele nunca foi utilizado para atividade do Bola Preta. Em algum momento ele chegou a servir de depósito, mas de uns oito meses para cá nem para isso ele servia mais, porque apresentada problemas de estrutura e rachaduras”, afirmou.

O prédio foi cedido pela Riotrilhos (Companhia de Transportes sobre Trilhos do Estado do Rio de Janeiro), órgão do governo do Estado. Segundo o governo, a reforma era uma parceria do Estado com o bloco carnavalesco, mas foi paralisado por uma decisão judicial.

A Defesa Civil está no local isolando a área. Após a retirada dos escombros, o restante dos imóveis deve ser demolido. As causas do desabamento ainda estão sendo investigadas.

A Comlurb (Companhia Municipal de Limpeza Urbana) está usando duas retroescavadeiras  para retirar os escombros do local. O trânsito ainda apresenta retenções na região.

Uma equipe do Crea -RJ (Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Rio de Janeiro) está se dirigindo ao local do desabamento para  vistoriar o imóvel.

  • Imagens mostram o local antes e depois do desabamento no centro do Rio de Janeiro

Desabamento em janeiro

Os sobrados que desabaram hoje ficam próximos ao edifício Liberdade, que caiu no dia 25 de janeiro deste ano, junto com dois outros imóveis. Na ocasião, 18 pessoas morreram e três ficaram desaparecidas. O centro do Rio reúne diversos imóveis históricos, muitos sem manutenção.

A principal suspeita é de que obras que aconteciam no 9º andar do edifício Liberdade --o mais alto dos três--, pavimento que pertencia a empresa de informática TO (Tecnologia Organizacional), possam ter contribuído para o acidente.

Em depoimentos prestados em abril, operários que trabalhavam na obra e o síndico confirmaram que foram destruídas paredes de concreto armado responsáveis pela sustentação do prédio.

*Com informações do UOL em São Paulo