Topo

Prejuízos, trauma e improvisos marcam recomeço de vítimas de enchentes em AL e PE

Carlos Madeiro

Do UOL, em Branquinha (AL)

17/06/2012 06h03

As enchentes de junho de 2010 mudaram radicalmente a vida de quem mora em uma das 26 cidades que decretaram calamidade pública em Alagoas e Pernambuco. Dois anos após a tragédia, muitos moradores ainda vivem uma rotina improvisada e investem para conseguir recuperar o que foi levado pelas águas dos rios.

Em muitas cidades dos dois Estados, lojas do centro comercial, alagadas com a cheia, estão fechadas. Moradores estão em casas de parentes, e escolas e postos de saúde funcionam em prédios alugados e com estrutura inadequada.

  • Arte/UOL

    Cidades pernambucanas afetadas pelas chuvas de 2010 e visitadas pela reportagem do UOL

 

Em Rio Largo (28 km de Maceió), por exemplo, o trem urbano não cumpre mais o mesmo trajeto, já que as obras de recuperação do trilho destruído ainda estão em andamento. Em Barreiros (108 km do Recife), ainda há pontes que estão em obras e, para atravessar o rio Una, é preciso ir de barco. Mesmo após dois anos, os moradores relatam que o mais difícil é esquecer a tragédia e a correria da noite de 18 de junho de 2010.

“Desde aquele dia fiquei com hipertensão e não vivo mais do mesmo jeito. Muita gente teve problemas de saúde. Uma coisa é ver o que acontece pela TV, outra é viver. Meu marido ainda acorda à noite, de vez em quando, vendo a imagem da enchente de novo”, disse Maria Correa, moradora de Quebrangulo (118 km de Maceió), que viu o muro lateral da casa ser levado pelas águas do rio Paraíba, mas reconstruiu para voltar a viver no mesmo local.

“A vida da gente nunca mais será a mesma. Não tem como viver uma tragédia dessas e seguir achando que o rio, aqui perto, não pode subir. Hoje quando começa a chover todo mundo fica assustado”, afirmou a moradora de União dos Palmares Risoni Santos Silva, 39. "No outro dia, fui lá onde estava minha casa e quase enlouqueci depois que vi que ela só tinha destroços. Não sobrou nada", disse Albertina Lourenço da Silva, 73, moradora de Branquinha (64 km de Maceió).

Prejuízos

A chuva também causou muitos prejuízos ao comércio dos dois Estados. Em Palmares (127 km do Recife), maior cidade e mais importante economicamente da zona mata sul, o prejuízo chegou a R$ 250 milhões. “Hoje, posso dizer que 95% dos comerciantes conseguiram se recuperar, a grande maioria com recursos próprios”, disse o presidente da CDL (Câmara de Dirigentes Lojistas) de Palmares, Wilson Luiz Monteiro.

Segundo ele, a linha de crédito liberada pelo governo não ajudou como o esperado por conta da burocracia. “Muito empresário teve dificuldade, e apenas 35% dos comerciantes conseguiram esse empréstimo. Este ano estamos livres, porque não choveu, mas vivemos entre 2010 e 2011 quatro enchentes”, disse.

Monteiro mostra carta endereçada à presidente Dilma Rousseff pedindo aumento no prazo de carência de dois anos que foi dado aos comerciantes que solicitaram empréstimo, e que terão de ser pagos a partir de julho. “Nós vivemos outra tragédia em 2011, o que dificultou bastante a recuperação. Muita gente que investiu perdeu produtos de novo. E no ano passado, ao contrário de 2010, ninguém nos ajudou.”

Muita gente também perdeu seu negócio e ficou pobre com a enchente. Em Santana do Mundaú (94 km de Maceió), Wanyluci Santiago, 28, conta que era dona de uma loja destruída pelo rio Mundaú. “Hoje sou funcionária aqui [numa pequena loja chamada Jane Modas], mas eu tinha uma lojinha de decoração linda. Reformei a loja e casa no dia 12 de junho, e seis dias depois a água levou tudo”, disse a moradora, que diz agora esperar uma das casas que o governo pretende entregar para os desabrigados da cheia no município.

Improviso

Já em Branquinha (64 km de Maceió), que ficou conhecida como a cidade que perdeu todos os prédios públicos em junho de 2010, os moradores ainda vivem uma rotina de improviso. Escolas, postos de saúde e prédios do poder público ainda esperam pela construção do novo centro comercial e administrativo, que está sendo erguido na parte alta do município.

O improviso começa pela sede da prefeitura das secretarias, que funcionam em um prédio de pouco mais de 200 m², localizado à margem da BR-104. Aulas também estão sendo ministradas em prédios alugados, já que apenas uma das escolas municipais destruídas já foi reconstruída.

O posto do PSF 1 (Programa de Saúde da Família), que estava localizado no centro da cidade, funciona hoje em uma tenda climatizada, no terreno cedido ao lado do único posto de gasolina da cidade. No novo ponto, pacientes e profissionais de saúde disputam um pequeno espaço onde são realizadas consultas médicas, além de trabalhos de fisioterapia e enfermagem. Não há espaço, porém, para o dentista.

“O pessoal reclama muito da falta de estrutura, do espaço que é pequeno, da falta de um banheiro”, disse Adailde Maria, agente administrativa do PSF. Segundo ela, a cheia mudou radicalmente a vida de todos que trabalham no local. “A gente lá tinha espaço, tinha tudo organizado. Perdemos tudo. As fichas dos pacientes tiveram que ser refeitas. Tivemos muito trabalho, mas conseguimos arrumar as coisas.”

A Secretaria de Saúde de Alagoas informou que 17 das 19 unidades de saúde destruídas estão sendo reconstruídas –incluindo Branquinha-- e devem ser entregues até dezembro deste ano.