Topo

Temporal derruba duas casas e deixa 9 imóveis danificados em Itagimirim, na Bahia

Forte chuva derrubou duas casas e destruiu mais nove imóveis na cidade de Itagimirim (a 614 km de Salvador) - Rafael Amaral / Rastro101/Divulgação
Forte chuva derrubou duas casas e destruiu mais nove imóveis na cidade de Itagimirim (a 614 km de Salvador) Imagem: Rafael Amaral / Rastro101/Divulgação

Aliny Gama

Do UOL, em Maceió

23/11/2012 12h31

Uma forte chuva ocorrida na tarde desta quinta-feira (22) derrubou duas casas e destruiu mais nove imóveis na cidade de Itagimirim (a 614 km de Salvador), na Bahia.

Segundo a prefeitura, parte da BR 101, que corta a cidade, foi parcialmente destruída, o que dificulta o trânsito na rodovia. Apesar do rastro de destruição, não ocorreu nenhuma morte.

De acordo com o site Rastro 101, "as águas desceram as encostas e invadiram as casas na rua 7 de Setembro". Várias vias públicas foram destruídas e cederam com a força da água.

A moradora Angélica Santos de Souza, 22, foi uma das afetadas pela chuva. Ela estava em casa com as filhas, de 5 e 2 anos, quando escutou um barulho vindo da cozinha, que ficou totalmente destruída. Como a moradora estava próxima à porta, conseguiu sair rapidamente do imóvel e protegeu as filhas.

A prefeitura informou que a casa de Angélica está interditada devido ao risco de desabamento. Os destroços do imóvel atingiram a casa vizinha.

Segundo o secretário de obras do município, Gurmecindo Brito, a chuva torrencial durou cerca de duas horas e as águas "foram logo invadindo a cidade, que fica rodeada de morros e de uma mata de eucaliptos".

"Estamos sempre fazendo trabalho de monitoramento das áreas de risco, mas a cidade fica no meio de morros. Quando chove, a água da mata desce com toda a força. Devido às ações que fizemos durante o ano todo, ninguém saiu ferido. Todos os moradores das casas atingidas conseguiram sair a tempo", contou Brito.

O secretário informou que ainda não tem o número de desabrigados e desalojados, mas que a prefeitura está atendendo a todos os pedidos de ajuda e oferecendo o "aluguel social".

Neste mês, foi a segunda chuva que causa destruição no município. No dias 5, 6 e 7, Itagimirim foi atingido por um temporal e a prefeitura decretou "situação de emergência", pedindo ajuda ao governo do Estado.

Segundo o documento, publicado no "Diário Oficial" no dia 12, ocorreram vários deslizamentos de encostas, alagamentos de ruas, destruição de residências, rompimento de bueiros, bem como a destruição de algumas estradas vicinais que são usadas pelos moradores da zona rural, transporte escolar e a ida das equipes médicas para dar atendimento aos cidadãos daquela localidade.