Topo

Dois aviões caem em fazendas de Minas Gerais; duas pessoas ficaram feridas

Acidente com avião em Oliveira (MG) deixou dois feridos; causas da queda estão sendo investigadas - Polícia Militar/Divulgação
Acidente com avião em Oliveira (MG) deixou dois feridos; causas da queda estão sendo investigadas Imagem: Polícia Militar/Divulgação

Renata Tavares

Do UOL, em Uberlândia

11/12/2012 13h00

Dois aviões bimotores caíram no interior de Minas Gerais na tarde de segunda-feira (10). Os casos aconteceram na região rural de Ibiá e Oliveira, que ficam a 320 e 157 quilômetros de distância de Belo Horizonte, respectivamente.

O piloto da aeronave que caiu em Ibiá foi preso logo após ter o nome checado no sistema da Polícia Militar.

Pedro Filinto Pereira Dittimar, 61, tinha um mandado de prisão em aberto do Estado do Mato Grosso por tráfico de drogas.

Dois aviões caem no interior de Minas Gerais

  • Arte/UOL

Já os dois ocupantes do avião que caiu em Oliveira ficaram feridos e foram levados para um hospital de Divinópolis.

Segundo a Polícia Militar, o avião que caiu próximo a uma fazenda de Ibiá, é um Cessna 182 PT.

Dittimar relatou que, saiu de Matupá (MT) e iria para Jaboticabal (SP), no momento em que o bimotor apresentou pane e ele precisou fazer um pouso de emergência na estrada vicinal Rio São João da Argenita.

O piloto ainda contou que saiu do bimotor junto com o passageiro Alexsandro Borges da Silva do Nascimento, 23 anos, minutos antes de ele pegar fogo. Ninguém ficou ferido.

A queda foi vista por um fazendeiro da região, que acionou a Polícia Militar. Além de ter mandado de prisão, a licença de Dittimar para pilotar estava vencida desde 1995.

Aos policiais, ele que estava indo para o Estado de São Paulo para regularizar a documentação. A PM informou que acionou a Polícia Federal para que seja investigado se o acidente tem ligação com o tráfico de drogas. Os agentes devem chegar a Ibiá na tarde de hoje.

Em Oliveira, as causas da queda do avião bimotor estão sendo investigadas pelo Centro de Prevenção e Investigação de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), da Aeronáutica.

O avião foi encontrado na fazenda Sol Nascente, povoado do Fundão, na zona rural da cidade, no fim da tarde de ontem pela Polícia Militar.

O proprietário do avião, Júlio César Fernandes, 20, e o piloto Roque Lacerdino, 55, segundo a Polícia Militar, estavam do lado de fora da aeronave, deitados e com ferimentos pelo corpo e também na cabeça.

Os dois receberam atendimento emergencial e foram levados para um hospital de Divinópolis no centro-oeste de Minas Gerais, e passam bem.

As testemunhas que viram o momento em que o bimotor caiu, disseram aos policiais que  o avião voava em círculos e fazia um barulho diferente. Júlio César informou à PM acreditar que o bimotor tenha sofrido uma pane.

De acordo com a assessoria de imprensa da Agência Nacional de Aviação (Anac), as causas só serão evidenciadas após o término da investigação.

A situação da aeronave era considerada regular. Ainda conforme a assessoria, a Inspeção Anual de Manutenção (IAM) e o Certificado de Aeronavegabilidade (CA) estavam em dia.

Anac aguarda laudo

A assessoria de imprensa da Anac informou que deve aguardar a confirmação oficial sobre as causas do acidente fornecida pela Aeronáutica.

Se houver indícios de irregularidade, ainda conforme a Anac, é adicionado ao processo administrativo para que sejam apurados os possíveis descumprimentos às normas da aviação civil pelos pilotos e pelo operador.

Ao final do processo, se houver comprovação de irregularidades, os responsáveis podem ser autuados e multados --além de ter a licença e habilitação suspensas ou cassadas.

A Agência ainda informou que o caso também pode ser encaminhado ao Ministério Público (MP) para as demais penalidades no âmbito criminal.