Topo

Policial de UPP filmado agredindo moradores em favela do Rio é afastado

Júlio Reis

Do UOL, no Rio

09/01/2013 17h28

Um policial militar da UPP (Unidade de Polícia Pacificadora) de São Carlos filmado agredindo moradores no morro da Mineira, zona norte do Rio, foi afastado dos serviços de patrulha nesta terça-feira (8).

O vídeo que mostra a agressão, ocorrida na manhã de terça-feira, foi publicado na internet.

De acordo com o comando das UPPs, o PM irá responder a processo disciplinar por conta do episódio e deve passar por um processo de “reciclagem”.

Policial de UPP agride moradores em favela do Rio

Segundo a assessoria de imprensa das UPPs, que alegou não poder identificar o agente, a confusão começou depois que policiais foram enviados para conter uma ocorrência de agressão a uma mulher da comunidade.

O agressor teria fugido então para a sede da associação de moradores do Morro da Mineira, ondes as imagens foram gravadas. Lá ele teria recebido ajuda de outros moradores que desconheciam a ocorrência de agressão.

Ainda de acordo com a assessoria, embora não esteja registrado no vídeo que circula na internet, os moradores teriam agredido alguns dos PMs na confusão que também acabou acarretando na fuga do homem acusado de agressão.

Três pessoas acabaram detidas e levadas até a 6° Delegacia de Polícia (Cidade Nova), entre elas o homem e a mulher que aparecem sendo agredidos no vídeo pelo policial afastado, todos foram autuados por resistência e lesão corporal.

A UPP de São Carlos que atende também o Morro da Mineira foi inaugurada em maio de 2011. A decisão do afastamento partiu do comandante da unidade, capitão Ricardo Alves, que entendeu que a conduta do policial foi improcedente.