Topo

Desabamento de sobrado no centro de São Paulo mata uma pessoa

Camila Neuman

Do UOL, em São Paulo

28/02/2013 19h00Atualizada em 28/02/2013 23h05

O desabamento da marquise de um sobrado na avenida Liberdade, no centro de São Paulo, matou uma pessoa na noite desta quinta-feira (28). Segundo o Corpo de Bombeiros, há suspeita de que outras pessoas possam estar soterradas sob os escombros. No entanto, até as 23h, não havia confirmação de novas vítimas. O acidente ocorreu por volta das 18h30.

Segundo o tenente-coronel Marcelo Pignatari, a vítima é um homem, de aproximadamente 50 anos, que estava passando pelo local quando a marquise desabou.

Local de desabamento

  • Arte UOL

De acordo com o tenente-coronel Átila Gregório, do Corpo de Bombeiros, foi encontrada grande quantidade de água --supostamente por causa de um vazamento causado após o acidente. Ao perceberem também alguns fios cortados, os bombeiros evacuaram o local. A Eletropaulo e a Sabesp cortaram tanto a energia quanto a água do local.

Segundo os bombeiros, há um viga que dificulta os trabalhos de resgate e a profundidade da cratera que se formou deve ser de oito a 12 metros.

Conforme informou a polícia, um boletim de ocorrência está sendo feito na 1ª DP (Liberdade).

No local do acidente havia um estacionamento desativado --onde antigamente funcionava um bar, conforme pode se ver pelo Google Street View-- que estava em obras. Ao lado, há um restaurante japonês, que foi lacrado pela Defesa Civil por tempo indeterminado. Os funcionários deste estabelecimento, que não quiseram se identificar, ouviram o estrondo, se assustaram e saíram.

"A prefeitura está tentando identificar o responsável pela obra, mas a preocupação agora é se há vítimas", disse Pignatari. O muro e toda a estrutura lateral devem ser demolidos quando os bombeiros tiverem certeza de que não há pessoas soterradas.

Bar, atualmente fechado, que funcionava no local do desabamento

  • Reprodução/Google Street View

Foram enviadas para o local 19 viaturas do Corpo de Bombeiros. Mais de 40 homens trabalham na remoção dos escombros e na varredura da área. Três cães farejadores auxiliam os bombeiros nas buscas por vítimas soterradas.

Alexandre Hage, 24, que estuda direito no campus Liberdade da FMU, localizada do outro lado da avenida em frente ao sobrado que desabou, presenciou o acidente. O estudante disse que antes da estrutura cair foi possível ouvir dois estalos e observar a queda de alguns tijolos. Segundo ele, a polícia e o Corpo de Bombeiros demoraram cerca de dez minutos para chegar ao local.

Leonardo Gomes, estudante de comunicação, contou que estava na esquina do acidente, escutou um barulho, viu uma poeira e achou que tivesse sido um acidente com caminhão. Ele chegou a ver a vítima, começou a retirar escombros de cima dela, junto com outras pessoas, até que um policial pediu que parassem. "Não sei se é coisa da minha cabeça, mas acho que vi uma mulher [nos escombros]", disse.

A corporação diz que algumas pessoas foram atingidas por pedaços de material projetados no momento da queda e ficaram feridas levemente.

A avenida Liberdade está bloqueada no sentido bairro na altura da rua Condessa de São Joaquim, mas já foi liberada no sentido centro, segundo a CET (Centro de Engenharia de Tráfego). A SPTrans informou que cinco linhas de ônibus sofreram desvios na região do acidente. A Defesa Civil foi acionada e enviou técnicos ao local.

Os escombros do desabamento se espalharam pela calçada e pela pista da avenida Liberdade. Muitos curiosos estão na região do acidente, onde está localizado o campus Liberdade da universidade FMU (Faculdades Metropolitanas Unidas).

Um representante do MP-SP (Ministério Público de São Paulo) está no local para apurar as causas do acidente. (Com reportagem de Gabriela Fujita e Gustavo Basso)

Testemunha relata gritos após desabamento