Topo

Estações da CPTM reabrem e trens voltam a circular

Do UOL, em São Paulo

06/04/2013 17h28

Após cerca de quatro horas de paralisação, as estaçõas da CPTM nas linhas 7-Rubi, 8-Diamante, 9-Esmeralda e 10-Turquesa voltaram a funcionar por volta das 17h deste sábado (6). As linhas 11-Coral e 12-Safira normalizaram cerca de meia hora depois. 

Um princípio de incêndio no sistema de no-break de energia elética do prédio do Centro de Controle Operacional (CCO), no Brás, interrompeu a circulação de trens em todas as seis linhas da Companhia Paulista de Trens Metropolitanos (CPTM) em São Paulo, a partir as 13h. O prédio foi evacuado e os bombeiros controlaram o fogo.

Durante toda a paralisação, apenas o trecho entre as estações Rio Grande da Serra e Tamanduateí, da linha 10-Turquesa, funciona normalmente pois é operado em um centro de controle localizado na Luz. 

O Plano de Atendimento entre Empresas de Transporte em Situação de Emergência (Paese), com ônibus gratuitos em todas as linhas de trem, foi acionado até as 17h..  O Metrô também reforçou a circulação de trens para ajudar os passageiros da CPTM. 

As estações da CPTM ficaram fechadas e houve tumulto entre passageiros. Em algumas localidades, usuários que já estavam nas plataformas receberam o bilhete de volta.

Procedimento correto

Em entrevista à rádio BandNews FM, o diretor da CPTM José Augusto Rodrigues Bissacot afirmou que o incêndio ocorreu no sistema de no-break que funciona como um backup da alimentação de energia elética do prédio do CCO. O diretor tambám disse que o procedimento adotado pela CPTM foi correto. "Em nome da segurança, os procedimentos adotados são esses mesmos", contou.
 
O diretor ainda afirmou que o prédio ficou vazio, apenas com o trabalho dos bombeiros, por quase três horas e que, assim, não havia como operar o sistema.
 
A Companhia Paulista de Trens Metropolitanos atende a 89 estações num total de 22 municípios, ao longo de seus 260,8 quilômetros de linhas operacionais.