Topo

Aula pública do MPL em SP terá filósofo que orientou Haddad e mentor da tarifa zero

Guilherme Balza

Do UOL, em São Paulo

27/06/2013 06h00

O MPL (Movimento Passe Livre), que convocou sete protestos na capital paulista e se incorporou à manifestação do MTST (Movimento dos Trabalhadores Sem Teto) e do Periferia Ativa realizada ontem (25), mudou o formato de seus atos nesta quinta-feira (27). Em vez de longas passeatas cidade afora, o grupo organiza uma “aula pública” em frente à Prefeitura de São Paulo, no viaduto do Chá, centro de São Paulo, às 17h.

Foram convidados para ministrar a aula o engenheiro Lúcio Gregori, ex-secretário dos Transportes na gestão de Luíza Erundina (1989-1992), e o filósofo marxista Paulo Eduardo Arantes, professor aposentado do Departamento de Filosofia da USP (Universidade de São Paulo).

O tema da aula pública será a “tarifa zero e como ela se liga contra o aumento e às mobilizações que tem balançado o país”, segundo descrição na página do evento no Facebook --até 21h, mais de 1.600 pessoas confirmaram presença.

Gregori foi o idealizador da tarifa zero e é referência no assunto para os militantes do MPL. Em 1990, no segundo ano da gestão Erundina, ele propôs a gratuidade nos ônibus municipais, que seria custeada pela ampliação progressiva do IPTU (Imposto Predial Territorial Urbano) para grandes propriedades.

Já Arantes foi apoiador do PT até o início do primeiro Luiz Inácio Lula da Silva, quando se tornou crítico da sigla por discordar dos rumos que o governo tomava -- muitas críticas foram publicadas no livro “Zero à Esquerda”, de 2004.

O filósofo, que participou da fundação do PSOL em 2004, foi orientador de Fernando Haddad (PT) quando o prefeito fez doutorado em Filosofia na USP com a tese “De Marx a Habermas – O materialismo histórico e seu paradigma adequado”.

Em novembro de 2011, em aula pública na USP, Arantes criticou Haddad após este declarar que “não se pode tratar a universidade como a Cracolândia”, ao criticar a ação da Polícia Militar na desocupação da reitoria.

UOL e Folha sabatinam MPL

O UOL e a Folha farão, nesta quinta-feira, uma sabatina com Caio Martins e Mariana Toledo, integrantes do MPL. O evento, aberto ao público, será às 15h, no Museu da Imagem e do Som (av. Europa, 158, Jardim Paulista, São Paulo). Ele terá transmissão do portal UOL.

Os entrevistadores serão a repórter do UOL Notícias Janaina Garcia, Alan Gripp, editor de "Cotidiano" da Folha, Uirá Machado, editor-assistente de "Opinião" da Folha, e a repórter especial Patrícia Campos Mello, também da Folha.

As inscrições podem ser feitas pelo telefone 0/xx/11/3224-3473 ou pelo e-mail eventofolha@grupofolha.com.br. É necessário informar nome e RG. Elas estão sujeitas à lotação do auditório, com capacidade para 160 pessoas.

CPI dos Transportes

Os vereadores de São Paulo devem decidir nesta quinta se irão abrir uma CPI (Comissão Parlamentar de Inquérito) para investigar os gastos da prefeitura e das empresas com o transporte público municipal

Hoje (26), a Casa autorizou a abertura de mais uma CPI, além das duas que já estão em vigor e tratam de outros assuntos. Amanhã (27), os parlamentares decidem qual CPI será aberta. Assim como em dias anterior, manifestantes devem aparecer na Câmara para pressionar os vereadores a escolher a abertura CPI do Transporte.