Apagão de 1h atinge ao menos 15 bairros de São Paulo e municípios da região metropolitana
Um apagão atingiu por cerca de uma hora bairros da zona oeste e sul de São Paulo e os municípios de Osasco e Taboão da Serra, na Grande São Paulo, na madrugada desta sexta-feira (19). A situação foi normalizada às 2h42 e, conforme relatos de usuários, a energia voltou em horários diferentes de acordo com a região.
A interrupção na transmissão de energia ocorreu por uma falha em transformadores da CTEEP (Companhia de Transmissão de Energia Elétrica Paulista). A Arsesp (Agência reguladora de saneamento e energia do estado de São Paulo) informa que foram atingidas regiões de pelo menos 15 bairros da capital paulista: Alto de Pinheiros, Brasilândia, Caxingui, Jaguaré, Lapa, Morumbi, Perdizes, Pinheiros, Pompéia, Rio Pequeno, Sumarezinho, Vila Anastácio, Vila Cachoeirinha, Vila Leopoldina e Vila Madalena. Além disso, houve apagão também nos municípios de Osasco e Taboão da Serra. O número de usuários afetados pela falha ainda não foi informado pela CTEEP.
Usuários relataram ao UOL e nas redes sociais falta de luz também nos bairros de Sumaré e Butantã.
Apagão em São Paulo causou prejuízo para comerciantes
O administrador de empresas Adriano Nagahashi, 36, que mora em Perdizes, disse que estava preparando as malas para uma viagem quando acabou a força em sua casa. “Durou uns 25 minutos. Para não ter que arrumar ao acordar, fiquei jogando Candy Crush até voltar a energia, por volta das 2h. Apostei na sorte”, brinca.
No Twitter, internautas relataram falta de luz pouco após o incidente na subestação "E esse apagão na Vila Madalena? Sinistro. Mais algum bairro sem energia?", escreveu a usuária @maritramontina à 1h39.
Conforme a CTEEP, um desligamento não programado de três transformadores da subestação Milton Fornasaro, no Jaguaré, à 1h39, afetou o abastecimento da região. A empresa informa que a situação foi normalizada às 2h42 e que as causas do desligamento estão sendo analisadas. De acordo com a Arsesp, esta falha teria sido causada durante uma manutenção.
A Eletropaulo (concessionária que administra o sistema) confirmou, por volta das 5h, a interrupção no fornecimento de energia somente na região oeste da capital.
Grande SP é afetada
Mas o jornalista Daniel Santos, que mora em Osasco, na Grande SP, relatou ao UOL que também foi afetado pelo problema: "Tenho uma consulta médica nesta manhã e preciso confirmar o endereço. Estava prestes a abrir o e-mail que contém essa informação, quando tudo apagou". Era 1h45.
- =
Foi quando Daniel ligou para a concessionária Eletropaulo e se informou sobre a falta de luz. "Eles falaram que estavam com um problema crítico na região metropolitana de São Paulo", conta.
Ainda de acordo com o jornalista, a atendente chegou a solicitar alguns dados para fazer o registro da ocorrência, "mas o atendimento eletrônico também estava com problema, então, não deu certo". Pelo relato de Daniel, a luz voltou no município por volta das 2h25.
No Twitter, a usuária @brunaricia também apontou falta de energia na Grande São Paulo. Com bom humor, a internauta brincou com a situação e praticamente 'implorou' pela volta da energia elétrica: "Apagão em Osasco... LUUUUUZ TE QUERO, ENERGIA ELÉTRICA TE DESEJO!!!!!!!", escreveu às 2h23.
Questionada sobre problemas na Grande São Paulo, a Eletropaulo informou que não tinha um balanço oficial da situação.
Assim como reclamaram da falta de luz, alguns usuários foram às redes sociais comemorar a volta do serviço em suas casas. "Voltou a luz na Vila Madalena! Apagão durou menos de meia hora!", escreveu o internauta @andreherna às 1h58.
*Com colaboração de Gustavo Basso
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.