Topo

Após abençoar imagem de frei Galvão, papa almoçou frango grelhado com purê de batatas e tirou fotos com pessoal da cozinha

Larissa Leiros Baroni

Do UOL, em Aparecida (SP)

24/07/2013 16h06

Após uma manhã de agenda cheia em Aparecida, interior de São Paulo, nesta quarta-feira (24), papa Francisco abençoou uma imagem de Frei Galvão no Seminário Bom Jesus, em Aparecida (SP).

No mesmo local, por vota de 13h30, Francisco almoçou com membros da sua comitiva, o cardeal arcebispo de Aparecida, o bispo auxiliar de Aparecida, os seminaristas que residem no local, os padres formadores e outros bispos. 

O UOL obteve a informação de que, entre quatro opções de pratos principais para seu almoço, o papa Francisco escolheu frango grelhado com arroz e purê de batatas da terra. Entre as várias sobremesas à disposição do pontífice, compotas de frutas, doce de leite e dois tipos de bem-casado.

Ao fim do almoço, o papa Francisco chamou todas as pessoas que trabalharam na cozinha. Agradeceu e tirou fotos com todos

O papa Francisco deixou o Seminário Bom Jesus, em Aparecida, interior de São Paulo, na tarde desta quarta-feira (24). Ele embarcou em um helicóptero da (FAB) Força Aérea Brasileira em um heliponto próximo ao Santuário de Aparecida, às 15h40. De lá, ele vai para o Aeroporto de São José dos Campos (SP), onde vai pegar um avião que pousará no Aeroporto Santos Dumont, na capital fluminense.

Em Aparecida, papa celebrou 1ª missa aberta no Brasil

Mais cedo, o papa celebrou a 1ª missa aberta no Brasil, no Santuário de Aparecida. Durante a celebração, ele afirmou que o dinheiro, o poder, o sucesso e o prazer são "ídolos passageiros". "É verdade que hoje mais ou menos todas as pessoas e também os nossos jovens experimentam o fascínio de tantos ídolos que se colocam no lugar de deus e parecem dar esperança: dinheiro, poder, sucesso e prazer. Frequentemente, uma sensação de solidão e de vazio entra no coração de muitos e conduz à busca de compensações, destes ídolos passageiros", disse o pontífice.

Veja a íntegra da homilia em Aparecida (SP)

No fim da missa, o papa foi até a Tribuna Bento 16, na parte externa do Santuário, e abençoou romeiros que estivam do lado de fora. Ele pediu aos fiéis que se encontravam no local, que rezassem por ele. "Quero pedir um favor, com jeitinho: rezem por mim", afirmou Francisco, acrescentando que deve voltar ao Brasil em 2017.

Em seguida, ele passou de papamóvel pelas ruas da cidade do interior de São Paulo e seguiu rumo ao Seminário Bom Jesus, onde abençoou a imagem de São Frei Galvão.

Fábrica de hóstias trabalha até domingo para atender Jornada

Agenda

Quando voltar à capital fluminense, o papa fará uma visita ao Hospital São Francisco de Assis, na Usina, zona norte do Rio de Janeiro. A chegada de Francisco no local está agendada para as 18h30. No local, deveria ser inaugurado um centro de reabilitação de dependentes químicos.

No entanto, a obra, que é considerada o principal legado da Jornada Mundial da Juventude não ficou pronta a tempo do início do evento. Por conta disso, o papa vai ao hospital conversar com dependentes químicos já atendidos por entidades religiosas e conhecer as instalações atuais e as que estão em reforma.  Após a visita, o papa volta para a Residência Assunção