Topo

Trânsito: Prefeitura de SP instala mais 10,5 km de faixas exclusivas

Marivaldo Carvalho

Do UOL, em São Paulo

19/08/2013 06h00

A Prefeitura de São Paulo vai implantar a partir desta segunda-feira (19) mais 10,5 km de faixas exclusivas de ônibus em quatro vias da cidade. Já são 250,71 km de faixas exclusivas, dos quais 128,62 km foram implantados neste ano --já considerando os trechos instalados nesta segunda-feira.

As faixas estarão localizadas na avenida Brigadeiro Luís Antônio, na região central; na avenida Francisco Matarazzo, na zona oeste; na avenida Águia de Haia, na zona leste; e na rua João Teodoro, na região central.

Nesta primeira semana, a prefeitura não vai aplicar multa. Trafegar na faixa exclusiva de ônibus à direita é uma infração leve, com perda de três pontos na CNH (Carteira Nacional de Habilitação) e multa de R$ 53,20.

Na avenida Brigadeiro Luís Antônio, a faixa vai funcionar nos dois sentidos de segunda-feira a sexta-feira, das 6h às 22h e, aos sábados, das 6h às 14h. São 4,8 km de faixas, da praça Dom Gastão Liberal Pinto até a rua Maria Paula.

Já na avenida Francisco Matarazzo, na zona oeste, em complemento ao corredor Pirituba-Lapa-Centro, as faixas vão funcionar de segunda-feira a sexta-feira, das 4h às 23h, e aos sábados, das 4h às 15h. 

Na avenida Águia de Haia, serão 4,3 km de faixas exclusivas, desde a avenida São Miguel até o acesso à Radial Leste, funcionando de segunda-feira a sexta-feira, das 5h às 9h, no sentido centro e, das 17h às 20h em direção ao bairro.

Pela rua João Teodoro, na região central de São Paulo, a faixa será instalada no trecho entre as avenidas do Estado e Tiradentes e vai funcionar de segunda a sexta-feira, apenas no período da manhã, das 6h às 10h, num trecho de 900 metros de extensão.