Topo

PMs que agrediram jovem após manifestação no Rio são afastados

Um vídeo postado no YouTube mostra uma mulher sendo agredida por policiais militares durante protesto realizado no Rio na noite de terça (27) - Reprodução
Um vídeo postado no YouTube mostra uma mulher sendo agredida por policiais militares durante protesto realizado no Rio na noite de terça (27) Imagem: Reprodução

Paula Bianchi

Do UOL, no Rio

29/08/2013 11h24

A Polícia Militar do Rio afastou os dois PMs que agrediram a estudante de cinema Rani Messias, 19, durante um protesto no centro do Rio na noite desta terça-feira (27). Em um vídeo postado no YouTube na quarta-feira (28) é possível ver a estudante caída no chão sendo atingida por socos, chutes e cassetetes pelos policiais.

Segundo a PM, o comando da corporação não concorda com esse tipo de conduta, e os policiais já foram identificados e afastados do policiamento nas manifestações. Também foi aberta uma sindicância para avaliar a responsabilidade penal e disciplinar de cada um dos agentes, que serão submetidos a uma avaliação psicológica.  

A PM, no entanto, afirma que no vídeo fica “evidente” que há um grupo de “vândalos com paus e pedras agindo tão e somente com intuito de depredar patrimônio público, privado e atacar policiais militares” e que é dever da polícia atuar "sempre que houver ameaça à vida ou ao patrimônio".

Nas imagens é possível ver alguns dos manifestantes, que tentavam impedir a agressão, serem afastados pela polícia, ao que um dos PMs retrucou: "Não atrapalha o trabalho da polícia".

De acordo com Leslie Messias, mãe da estudante, Rani estava nos arredores da 5ª DP (Centro) filmando e fotografando o protesto para um projeto para a faculdade que cursa em Londres quando foi agredida pelos policiais. A estudante passou por exame de corpo de delito ainda na quarta-feira. A família pretende processar os policiais que cometeram a agressão.

O protesto contra o governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral (PMDB), o bairro de Laranjeiras, na zona sul do Rio, terminou com onze pessoas sendo levadas por policiais militares para a 5ªDP, na Lapa, Centro, entre eles um menor. Segundo a Polícia Civil, três delas foram autuadas, uma por lesão corporal e resistência e as outras por desacato.

Ainda de acordo com a Polícia Civil, os três manifestantes assinaram o termo circunstanciado e foram liberados em seguida. O adolescente, que foi conduzido à delegacia por recusa de dados de identificação e resistência, estava com um estilingue, bastão e touca ninja, e foi entregue aos responsáveis. Também foram realizados três registros de ocorrência de lesão corporal contra policiais militares, na 9ªDP, no Catete, zona sul. A polícia afirmou que as denúncias estão sendo investigadas. 

Entre os feridos, há uma mulher, ainda não identificada, que foi atingida na cabeça por volta das 19h, no Largo do Machado, de onde saíam cerca de 150 pessoas em direção ao palácio Guanabara, sede do Governo Estadual.