Topo

PM que matou jovem na zona norte de São Paulo deixa presídio

Gil Alessi

Do UOL, em São Paulo

05/11/2013 09h12

O soldado da Polícia Militar Luciano Pinheiro Bispo, que matou o adolescente Douglas Rodrigues, 17, no dia 27 de outubro, durante uma abordagem no bairro de Vila Medeiros, zona norte de São Paulo, foi libertado na noite de segunda-feira (4) do presídio militar Romão Gomes.

De acordo com nota da PM – endossada pela defesa do soldado– houve um disparo acidental da arma quando os policiais atendiam a uma ocorrência de "perturbação do sossego". A morte de Douglas desencadeou uma série de protestos na zona norte, que terminou com 90 detidos.

O jovem chegou a ser encaminhado ao Pronto Socorro do Jaçanã, também na zona norte, mas não resistiu ao tiro que atingiu o tórax.

“Vamos aguardar a eventual denúncia, e depois nós iremos preparar a defesa”, afirmou Fernando Capano, advogado do policial. Luciano deve responder por homicídio culposo, sem intenção de matar.

Capano voltou a defender a tese de que a pistola de seu cliente pode ter apresentado um problema mecânico, o que teria feito com que ela disparasse sozinha.

“Vou conversar com armeiros da PM para ver a questão do disparo acidental. Meu cliente não quis atirar, não há dúvida quanto a isso. O que precisamos ver é se houve um problema mecânico na arma”