Empresa vence leilão com desconto de 52% e deve assumir estradas em fevereiro
A Triunfo Participações e Investimentos venceu, nesta quarta-feira (4), o leilão de concessão de 1.176,5 quilômetros de trechos das rodovias BRs 060, 153 e 262 que cortam 47 municípios de Distrito Federal, Goiás e Minas Gerais.
A empresa apresentou uma proposta de tarifa de pedágio de R$ 2,85 por 100 km, o que representa um deságio de 52% em relação ao teto estipulado em R$ 5,90. De acordo com o edital da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), a empresa deve assumir a administração das estradas em 27 de fevereiro de 2014.
Cinco grupos fizeram propostas. Venceu o que propôs a menor oferta de tarifa. Onze praças de cobrança de pedágio devem ser instaladas ao longo do corredor.
O segundo maior deságio oferecido no leilão foi da Invepar, de 42,13%. O consórcio Ecorodovias, a Queiroz Galvão e a CCR também participaram da concorrência.
"Fizemos um lance completamente conscientes. (A estrada está em) uma região importante, com muito tráfego de veículos e sem concorrência com ferrovias", disse o presidente da Triunfo, Carlo Bottarelli.
Atualmente, a empresa possui três concessões de estradas no Sul e no Sudeste e também administra portos e aeroportos. Na semana passada, a empresa perdeu para a Odebrecht Transport a concessão da BR-163 (MT).
Trechos "bons" e "regulares"
A concessão desta quarta prevê a exploração do corredor por 30 anos. A empresa vencedora terá de fazer serviços de recuperação, conservação, manutenção e operação, além de promover de melhorias e ampliar a capacidade dos trechos. O edital da ANTT prevê investimentos de R$ 7,15 bilhões.
Três dos cinco trechos do corredor leiloado têm classificação "regular" e dois têm classificação "boa", segundo pesquisa da CNT (Confederação Nacional do Transporte) de Rodovias 2013. Os dois melhores trechos são da BR-153 (GO) e da BR-060 (DF). Trechos das BR-153 (MG), BR-262 (MG) e BR-060 (GO) foram classificados como "regular" pelo levantamento.
O trecho da BR-060 liga Brasília a Goiânia, passando por Anápolis, onde há um importante polo agroindustrial da região Centro-Oeste. O trecho da BR-153 entre Goiânia e a divisa de Minas Gerais com São Paulo é utilizado para escoamento da produção agrícola da região.
Já o trecho da BR-262 que passa pelo Triângulo Mineiro e vai até Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem grande fluxo de veículos e liga duas regiões economicamente importantes do Estado.
A disputa fez desta quarta parte da terceira etapa do Plano de Investimento em Logística do governo federal. Atualmente, 15 trechos de rodovias federais estão sob administração da iniciativa privada, totalizando 5.239 km, o que corresponde a quase 10% das estradas federais do país.
Outro leilão deve acontecer até o fim do ano: o do trecho da BR-163 no Mato Grosso do Sul, marcado para o dia 17. (Com Reuters)
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