Topo

Após acidente, Linha Amarela é liberada pela Prefeitura do Rio

Do UOL, em São Paulo

28/01/2014 19h02

A Prefeitura do Rio informou que liberou a Linha Amarela totalmente às 18h27. Na manhã desta terça-feira (28/01), a via foi interditada em ambos os sentidos depois que um caminhão colidiu e derrubou uma passarela na altura de Del Castilho.

Vídeo mostra momento que carreta atinge passarela no Rio

Durante o dia, a prefeitura montou um plano de contingência com efetivo de 200 pessoas para atuar em parceria com a Lamsa para a liberação da via. Foram utilizados guindastes para a retirada de trecho de 40 metros da passarela, que tinha a extensão total de 70 metros e pesava 94 toneladas.

Técnicos da Coordenadoria Geral de Projetos do município monitoraram o desmonte da estrutura e também vão auxiliar a concessionária na instalação de uma nova estrutura tubular, que deve substituir provisoriamente a travessia.

Segundo informações do Corpo de Bombeiros, quatro pessoas morreram. Três feridos foram levados para os hospitais municipais Souza Aguiar, Salgado Filho e Lourenço Jorge. Outros dois foram encaminhados para o Hospital Geral de Bonsucesso e o Hospital Estadual Alberto Torres, em São Gonçalo.

A Defesa Civil realizou vistorias no ponto do acidente e acompanhou a retirada da passarela. A Comlurb acompanhou a limpeza da via feita por funcionários da Lamsa.

A ação incluiu esforços em parceria com o Governo do Estado (Corpo de Bombeiros), Lamsa, secretarias municipais de Obras, Transportes, Saúde, Defesa Civil, Conservação, agentes da CET-Rio, Guarda Municipal e Centro de Operações. O Centro Integrado de Comando e Controle do Governo do Estado também foi acionado para dar apoio no trabalho de resgate e perícia do local.

O Centro de Operações Rio monitora a situação do trânsito na Linha Amarela e nas principais vias de acesso.