Topo

Catorze presos fogem em Itabuna; onda de violência continua na Bahia

Aliny Gama

Do UOL, no Recife

21/04/2014 14h01

Catorze presos fugiram do Conjunto Penal de Itabuna (420 km de Salvador), neste domingo (20), usando um túnel escavado em uma das celas. Até o início da tarde desta segunda-feira (21), nenhum fugitivo foi recapturado.

Vigilantes terceirizados, que trabalham no presídio de Itabuna, notaram a movimentação anormal dentro da cela e acionaram a PM (Polícia Militar), que faz a guarda da área externa por meio de guaritas. Ainda assim, os internos conseguiram escapar.

Segundo a administração da unidade penal, o túnel escavado pelos presos dá acesso à área externa, além do muro unidade. A cela está interditada para investigação.

O nome dos fugitivos não foi informado, mas a administração do presídio disse que eles são presos do regime fechado. Itabuna também tem internos do regime semiaberto e presos provisórios.

A segurança interna do Conjunto Penal de Itabuna é feita por monitores e vigilantes terceirizados.

A direção do presídio informou que abriu processo administrativo para investigar se houve facilitação de funcionários na fuga dos presos.


Violência e saques

A Bahia enfrenta uma onda de violência há uma semana, após a paralisação da Polícia Militar. Mesmo depois de retornar ao trabalho, na quinta-feira (17), o Estado registrou mortes e ataques.

Parte da tropa anunciou que está trabalhando em “operação tartaruga”, em protesto à prisão do líder do movimento, o vereador Marco Prisco (PSDB), que também é militar.

Segundo a PM, a madrugada desta segunda-feira (21) foi a primeira sem registros de assassinatos na Grande Salvador, desde o movimento dos militares. Dados da polícia apontaram a ocorrência de 14 mortes violentas entre sábado (19) e domingo (20).

No período de greve da PM foram registradas 44 mortes, o equivalente a uma morte por hora. O número de assassinatos cresceu em 500% na Grande Salvador em comparação ao mesmo período do ano passado.

Saques e assaltos a estabelecimentos comerciais também foram registrados no período. Em três dias, 50 pessoas foram presas por envolvimento em roubos a lojas em Salvador.

Devido à insegurança, Salvador ficou sem ônibus durante o período noturno. O serviço foi normalizado no último sábado.

Desde a última quarta-feira (16), 6.000 homens das Forças Federais estão na Bahia para reforçar a segurança.