Topo

Falhas no projeto causaram queda de viaduto em BH, diz construtora

Viaduto desabou no último dia 3 de julho e matou duas pessoas na capital mineira - Mariana Melo/NITRO/UOL
Viaduto desabou no último dia 3 de julho e matou duas pessoas na capital mineira Imagem: Mariana Melo/NITRO/UOL

Carlos Eduardo Cherem

Do UOL, em Belo Horizonte

22/07/2014 15h18Atualizada em 22/07/2014 21h59

A construtora Cowan, responsável pela construção do viaduto Batalha dos Guararapes, que desabou há 19 dias em Belo Horizonte, afirmou nesta terça-feira (22) que falhas na concepção do projeto executivo causaram o desabamento da obra.

A informação consta nos pareceres técnicos dos especialistas contratados pela empresa para apontar as possíveis causas da queda.

“Os resultados dos pareceres técnicos sobre o projeto executivo, fornecido pela Sudecap (Superintendência de Desenvolvimento da Capital), apontou falhas de concepção provocando a queda do ramos sul do Viaduto Batalha dos Guararapes”, informou a Cowan.

Segundo informações prestadas pela Cowan, o grupo mineiro Consol é responsável pelo projeto executivo do viaduto Batalha dos Guararapes.

O UOL entrou em contato com a empresa, mas ainda não obteve resposta sobre as conclusões dos especialistas contratados pela Cowan para investigar as causas do desabamento e que apontaram falhas de concepção no projeto executivo sob a responsabilidade da Consol.

Técnicos da empresa vão detalhar ainda hoje, em entrevista coletiva, os erros cometidos na obra. O diretor da unidade construtora da Cowan José Paulo Toller Motta, o calculista Catão Francisco Ribeiro e o engenheiro Eduardo Vaz de Mello divulgarão o relatório que aponta os erros.

A prefeitura de Belo Horizonte disse que analisa o relatório dos especialistas contratados pela Cowan. Em nota conjunta, a Secretaria de Obras do município e a Sudecap afirmaram que estão “analisando o relatório apresentado pela construtora Cowan, para tomar as providências que julgar necessárias em relação ao viaduto”.

Relembre o caso

O desabamento do viaduto Batalha dos Guararapes teve 23 feridos e duas vítimas fatais: Charles Frederico Moreira do Nascimento, 25, cujo Fiat Uno foi esmagado na queda do viaduto, resgatado 14 horas após o acidente, e a motorista do micro-ônibus, também atingido, Hanna Cristina dos Santos, 26, que morreu no local. A jovem estava acompanhada de sua filha Ana Clara dos Santos, 5, que ficou ferida no acidente.