Topo

Após ordem da Justiça, Limeira tira 60 toneladas de lixo de uma única casa

Funcionários da prefeitura retiram entulho de uma casa em Limeira, no interior de São Paulo. Realizada após autorização judicial, operação já tirou mais de 60 toneladas de lixo do local - Wagner Morente/ Prefeitura de Limeira
Funcionários da prefeitura retiram entulho de uma casa em Limeira, no interior de São Paulo. Realizada após autorização judicial, operação já tirou mais de 60 toneladas de lixo do local Imagem: Wagner Morente/ Prefeitura de Limeira

Eduardo Schiavoni

Do UOL, em Americana

29/10/2014 19h26

Funcionários da Prefeitura de Limeira retiraram, entre a terça (28) e esta quarta (29), 22 caminhões cheios de lixo da residência de uma idosa de 70 anos em Limeira.

No total, foram 60 toneladas de entulho tiradas da casa, mas estimativa da prefeitura diz que o montante pode ultrapassar 100 toneladas, já que os trabalhos irão continuar amanhã e ainda há lixo dentro da casa. A retirada ocorreu depois de uma ordem judicial.

A altura do lixo acumulado no local era maior que os muros do imóvel, sendo visível mesmo fora da casa.

No primeiro dia de trabalho, 12 caminhões foram retirados e, no segundo dia, hoje, outros dez. Os trabalhos são coordenados pelo Departamento de Vigilância Sanitária e pelo CCZ (Centro de Controle de Zoonoses), com apoio Guarda Municipal. A administração não divulgou a identidade da moradora.

A casa concentrava tanto lixo que, na cozinha, não havia espaço para cozinhar, e a pia e a mesa estavam cobertas pelo lixo. Entre os objetos que eram armazenados na casa, estavam garrafas pet, caixas de papelão, panos, roupas e até embalagens vazias de produtos de limpeza.

A reportagem do UOL conseguiu localizar a residência e falou com uma vizinha. Sob a condição de anonimato, ela contou que a vizinhança havia tentado alertar a moradora sobre a necessidade de limpar a casa.

"Muita gente falou, mas ela não conseguia jogar as coisas fora. Acho que a ação da prefeitura vai ser boa para todo mundo", afirmou a vizinha.

Retirada aconteceu após ordem da Justiça

Segundo o diretor da Vigilância, Alexandre Ferrari, a mulher é conhecida por não permitir a entrada dos agentes no local e já havia sido multada duas vezes por acumular lixo e não deixar os fiscais entrarem no local.

"Acionamos a Justiça e conseguimos uma autorização judicial, pois o local apresentava risco iminente à saúde pública, além do risco de incêndio", ressaltou.

Ferrari informou que houve a necessidade de derrubar uma parte do muro da casa, para que uma retroescavadeira conseguisse entrar para realizar a limpeza. "A moradora do local, uma mulher com mais de 70 anos, apresenta uma compulsão muito forte para acumular todo tipo de objeto", disse Ferrari.

Operação fechou funilaria irregular que funcionava na casa

Na calçada em frente ao imóvel, também foram retirados dois automóveis sucateados. Ferrari salientou que uma funilaria irregular funcionava na residência. "Os fiscais da prefeitura embargaram a atividade", disse.

De acordo com a coordenadora do CCZ, Pedrina Aparecida Rodrigues Costa, havia montanhas de tecido e de roupas, uma imensa quantidade de latas de tinta, pilhas de jornais e revistas, sofás, geladeiras, mais de 100 bolsas e panelas, entre outros. "Todo o material foi levado ao aterro sanitário municipal", afirmou.

Além disso, segundo ela, durante a operação, os agentes encontraram grande quantidade de recipientes com água parada, como garrafas, baldes e copos, no entanto, não foi detectada a presença de larvas do Aedes aegypti, o mosquito que é vetor de transmissão da dengue.