Topo

Presos rebelados libertam mais um refém em presídio do Paraná

A rebelião começou por volta das 15h de segunda-feira (29) - André Almenara/UOL
A rebelião começou por volta das 15h de segunda-feira (29) Imagem: André Almenara/UOL

Da Agência Brasil, em Curitiba

31/12/2014 12h43

Presos rebelados da Casa de Custódia de Maringá, no noroeste do Paraná, libertaram na manhã desta quarta-feira (31) mais um agente penitenciário mantido refém desde segunda (29). O agente, cujo nome não foi divulgado, tinha escoriações leves pelo corpo, mas, segundo a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, passa bem. Ele foi o quinto dos sete agentes feitos reféns a ser libertado. Não há informações sobre o estado de saúde dos dois profissionais que continuam em poder dos presos rebelados.

Após interromper as negociações, por volta das 22h30 de terça-feira (30), o Bope (Batalhão de Operações Especiais) retomou as conversas às 5h30 de hoje. Às 10h30, a rebelião ainda não tinha sido encerrada –totalizando mais de 43 horas de motim.

Segundo a Secretaria de Segurança Pública, a rebelião começou por volta das 15h de segunda. Um grupo de detentos de uma das alas da Casa de Custódia rendeu os sete agentes penitenciários quando retornavam às celas, após o retorno do banho de sol. Conforme a secretaria, os presos exigem o fim do uso de algemas durante transferências e melhorias na assessoria jurídica e na assistência médica e alimentação.

Ainda de acordo com a secretaria, nenhum dano significativo à estrutura do prédio foi relatado até o momento, mas só será possível avaliar os danos após peritos inspecionarem a unidade ao fim da rebelião. A Casa de Custódia tem capacidade para 650 presos e, segundo a secretaria, abriga 636 detentos.