Com oito meses de atraso, túnel de 1,5 km será inaugurado hoje no Rio
Com oito meses de atraso em relação ao prazo inicial de conclusão, o túnel Rio 450, que vai ligar a rua Primeiro de Março, no centro do Rio de Janeiro, à via Binário do Porto, na região portuária, será inaugurado na tarde deste domingo (1º), dia em que a fundação da cidade completa 450 anos. O início das operações no túnel acontece exatos três anos, quatro meses e 16 dias após o início das obras.
Com três faixas e 1.480 metros de extensão, o túnel vai operar em sentido único, do centro para a Rodoviária Novo Rio, e terá capacidade para 55 mil veículos por dia. A velocidade máxima permitida na via será de 60 km/h. Nos primeiros 30 dias de operação, o Túnel Rio 450 ficará fechado para manutenção da 0h às 5h.
Em visita ao local na última quinta-feira (26), quando funcionários ainda trabalhavam no acabamento da obra, o prefeito Eduardo Paes afirmou que a entrega da obra irá ajudar a desafogar o complicado trânsito no centro do Rio.
"A gente tem consciência do sacrifício que está sendo imposto ao carioca, do período difícil em relação à mobilidade da cidade, entretanto, haverá uma compensação no término das obras com opção de mais transporte público e a entrega de uma área histórica totalmente revitalizada", declarou o prefeito.
A Cdurp (Companhia de Desenvolvimento Urbano da Região do Porto do Rio), responsável pelo projeto Porto Maravilha, creditou o adiamento de oito meses na data de inauguração da obra --classificado, em nota, como "revisão do prazo de conclusão"-- "aos diferentes tipos de solo encontrados no caminho das escavações".
Por conta da inauguração da nova via, a avenida Rodrigues Alves --onde ficava um trecho do Elevado da Perimetral, demolido entre 2013 e 2014-- será totalmente interditada. O local receberá uma linha do VLT (Veículo Leve sobre Trilhos) e ganhará um passeio público na frente marítima.
A avenida Rio Branco passará a operar sentido Aterro do Flamengo no trecho entre a praça Mauá e a própria Presidente Vargas. Com as alterações, 93 linhas de ônibus terão seu itinerário modificado, sendo 43 municipais e 50 intermunicipais.
Questionada pela reportagem sobre o valor da construção do túnel, a Cdurp informou que não divulgamos valores em separado das intervenções do Porto Maravilha. "As obras e serviços nos 5 milhões de metros quadrados têm orçamento global de R$ 8 bilhões em 15 anos, contados a partir de 2011", explicou a companhia, em nota.
Primeiro túnel subterrâneo da cidade, com 40 metros abaixo do nível do mar no trecho mais profundo, o Rio 450 integra a via Binário do Porto, entregue em novembro de 2013. Outros dois túneis, cada um com 3 km de extensão, vão compor a Via Expressa, que vai ligar a Praça Quinze ao Armazém 8 do Porto.
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