Topo

Polícia: menor se entrega e diz ter participado de morte de médico no Rio

Do UOL, no Rio

27/05/2015 19h38

A delegada Patrícia Aguiar, da DH (Divisão de Homicídios) da Polícia Civil do Rio de Janeiro, afirmou no início da noite desta quarta-feira (27) que um adolescente de 15 anos confessou ter participado do assalto que resultou na morte do médico Jaime Gold, 56, no último dia 19, na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul da cidade. Segundo a delegada, o jovem afirmou, em depoimento, que o primeiro menor, apreendido na última quinta (21), esfaqueou o ciclista.

O adolescente foi levado pela mãe à Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social. Antes disso, ele estava em Vilar dos Teles, distrito de São João de Meriti, na Baixada Fluminense, onde mora a mãe dele. "Para a polícia, o caso está encerrado. Não há menor dúvida da participação dos dois. São provas robustas", declarou a delegada, em entrevista coletiva.

Patrícia Aguiar elogiou o comportamento da mãe do adolescente. "É uma mulher de fibra e de coragem, que apresentou o filho dela". Ela contou ainda que o jovem demonstrou arrependimento durante o depoimento. "Ele contou que aquela foi a segunda vez que o primeiro menor convidou ele para um roubo. A primeira foi no Aterro do Flamengo e a segunda, na Lagoa. Esta foi a primeira vez que ele praticou um roubo com faca", relatou a delegada.

No depoimento, segundo Aguiar, o jovem que confessou nesta quarta que, depois de esfaquear o ciclista, o primeiro jovem apreendido lhe entregou a faca, que estava ensaguentada, para que ele se desfizesse do objeto.

Segundo Aguiar, os jovens envolvidos na morte de Jaime Gold são de comunidades vizinhas e já se conheciam. "São dois menores que praticam esses roubos praticamente diariamente", descreveu.

Relemebre o caso

As facadas desferidas pelos assaltantes que mataram o médico Jaime Gold atingiram o pulmão esquerdo e até o rim esquerdo da vítima. Um dos golpes --a polícia afirma que foram quatro facadas - rasgou uma axila da vítima. Ele chegou a ser levado para o Hospital Municipal Miguel Couto, na Gávea, e passar por cirurgia, mas não resistiu e morreu na madrugada do dia 20.

De acordo com o delegado titular da DH, Rivaldo Barbosa, os dois assaltantes que levaram a bicicleta do médico não chegaram sequer a abordá-lo e não deram chance de defesa à vítima. Um dos adolescentes, de 16 anos, suspeito de participar do crime foi apreendido na última quinta-feira (21). Ele nega participação no crime.

"Ele e o outro [suspeito] não deram qualquer oportunidade de defesa. Quando o médico caiu, eles continuaram a esfaqueá-lo", disse Barbosa, logo após a apreensão do menor.