Topo

Dois policiais do Bope são presos no Rio por porte de armas irregulares

Do UOL, em São Paulo

09/07/2015 20h04

Dois policiais do Bope (Batalhão de Operações Policiais Especiais) do Rio de Janeiro foram presos na manhã desta quinta-feira (9) durante uma ação da Corregedoria Interna da Polícia Militar, que revistou o quartel e as residências de policiais do batalhão.

Os dois policiais foram conduzidos à delegacia por causa de armas irregulares terem sido achadas em suas casas. Esta foi a primeira parte de um inquérito policial militar instaurado para apurar desvios de conduta no Bope.  O inquérito corre sob sigilo de Justiça, e os nomes dos policiais não foram divulgados, bem como outros detalhes da operação.

Esse é o segundo caso de suposto envolvimento do Bope com atividades suspeitas em menos de um mês. No dia 22 de junho, o "Jornal Nacional", da TV Globo, divulgou imagens de câmeras de segurança obtidas pelo Ministério Público gravadas na Rocinha, na noite em que o ajudante de pedreiro Amarildo de Souza teria sido morto, em 14 de julho de 2013.

Quatro veículos da tropa de elite da PM foram até a comunidade naquela noite e um dos carros transportava volume suspeito, que, segundo análise pericial do MP, pode ser o corpo de Amarildo. Após a divulgação do vídeo, a Polícia Militar afastou 14 agentes do Bope que estariam envolvidos no caso.