Topo

Homem morre ao ser baleado em estação de metrô no centro do Rio

Corpo do homem ensaguentado no chão da estação é observado por seguranças ao lado da bilheteria - Reprodução/Twitter/Voz da Comunidade
Corpo do homem ensaguentado no chão da estação é observado por seguranças ao lado da bilheteria Imagem: Reprodução/Twitter/Voz da Comunidade

Do UOL, no Rio

10/07/2015 14h11Atualizada em 10/07/2015 16h32

Um homem morreu baleado dentro da estação de metrô Uruguaiana, no centro do Rio de Janeiro, na tarde desta sexta-feira (10), de acordo com informações do 5º Batalhão de Polícia Militar.

Em princípio, segundo testemunhas, o passageiro teria sido vítima de latrocínio (roubo seguido de morte). O criminoso fugiu do local e a estação foi fechada durante duas horas e meia.

A vítima foi identificada como o office boy Alexandre Oliveira, 46. Ele trabalhava 20 anos na mesma empresa, para a qual fazia inclusive transporte de dinheiro.

Ainda segundo o 5º BPM (Praça Harmonia), outro homem, Diogo Munhoz, 34, foi ferido na perna por estilhaços, sem gravidade.

Uma imagem do corpo de um homem ensanguentado no chão ao lado da bilheteria do espaço foi publicada em uma rede social.

O Metrô Rio informou que "às 12h57min, um usuário, carregando uma bolsa, foi abordado na fila da bilheteria da estação Uruguaiana por três indivíduos, que o perseguiam desde a entrada da estação". A informação ainda não foi confirmada pela polícia.

"Um dos agressores estava armado, atirou no homem e roubou a sua bolsa. A vítima veio a falecer no local. Um outro usuário foi ferido na perna e foi socorrido pelo Corpo de Bombeiros", relatou a concessionária, em nota.

Ainda de acordo com o Metrô Rio, as câmeras de segurança da rede filmaram o ocorrido e as imagens já foram disponibilizadas para as autoridades policiais. "A concessionária lamenta profundamente o ocorrido e vai colaborar com o que for necessário à investigação pelas autoridades", diz a nota.

A PM informou apenas que policiais militares estão no local e que não tinha mais informações sobre a ocorrência até o momento. Já a Polícia Civil afirmou que o delegado Pablo Rodrigues, da DH (Divisão de Homicídios), está na estação. O corpo foi retirado da estação por volta das 15h15.

Vizinha ao Camelódromo, interditado pela Polícia Civil desde a terça-feira desta semana, a estação Uruguaiana é uma das mais movimentadas no centro da cidade. Ao ouvir os tiros - pelo menos três, segundo testemunhas -, policiais que participam da operação no Camelódromo correram para dentro da estação, mas não conseguiram prender ninguém.

Pelo Twitter, o Metrô Rio informou às 13h12 que a estação havia sido fechada temporariamente para embarque e desembarque "por medidas de segurança", devido a um "incidente com um usuário". Às 15h38, os acessos foram reabertos.

Outro caso em 2003

No dia 25 de março de 2003, uma adolescente de 14 anos foi vítima de uma bala perdida durante um assalto à estação de metrô São Francisco Xavier, na Tijuca, zona norte do Rio. O caso teve grande repercussão à época. Gabriela Prado Maia Ribeiro havia saído sozinha de casa pela primeira vez, quando ficou no meio de um tiroteio nas escadas do único acesso da estação. A jovem faria uma viagem curta e saltaria na estação seguinte, Saens Peña, também na Tijuca, onde encontraria a mãe em uma praça.

Por volta das 15h30, Gabriela deparou-se com um criminoso que havia acabado de assaltar a bilheteria da estação. Ele subia as escadas em fuga. O policial civil Luis Carlos Carvalho, à paisana, descia as escadas para pegar o metrô. Ele reagiu e disparou contra o criminoso, dando início ao tiroteio. Gabriela foi atingida por um dos disparos feitos pelo policial. Os criminosos conseguiram fugir. (Com Estadão Conteúdo)

Estava no local? Mande sua foto ou o seu vídeo para WhatsApp do UOL (11) 97500 1925.