Topo

Policiais são presos suspeitos de extorquir traficantes em R$ 500 mil no RJ

Do UOL, no Rio

29/07/2015 13h33

Dois policiais civis e dois militares foram presos nesta terça-feira (28) no Rio de Janeiro por suspeita de terem tentado extorquir um traficante. Segundo o jornal "O Dia", o traficante André Damião de Andrade, conhecido como “Velho” ou “Coroa”, acusou os agentes, em depoimento, de terem pedido R$ 500 mil para liberar uma jovem encontrada por eles, há duas semanas, com drogas na favela Faz Quem Quer, na zona norte da cidade.

De acordo com a Secretaria de Segurança, os policiais militares Fábio Bernardo dos Santos Reios e Aleksander Viana Machado, além dos policiais civis Olavo Cerqueira Escovedo e Robson Pierre Abreu de Souza, foram autuados pelo crime de concussão --o ato de obter vantagem indevida em virtude do exercício de uma função pública.

Em depoimento, o traficante relatou que os policias pediram dinheiro para não prender uma mulher que estava em uma casa na qual foram encontradas drogas e dinheiro. Eles negociaram um valor para liberá-la. Como o traficante não pagou tudo que os policiais pediram, eles voltaram a procurá-lo na segunda-feira (27) e o levaram para a 9ª DP (Catete), onde os agentes foram presos em flagrante.

“Recebemos informações de que policiais estariam extorquindo um traficante em uma delegacia localizada na Lapa. Após as devidas confirmações, solicitamos o apoio da COINPOL e diligenciamos à 9ª Delegacia de Polícia, local onde foi realizado o flagrante”, afirmou o subsecretário de Inteligência da Secretaria de Estado de Segurança, Fábio Galvão.

O inquérito ficará a cargo da Corregedoria Interna da Polícia Civil. “Essa é uma situação muito grave. É importante dizer que a Polícia Civil, por meio da Corregedoria Interna, está alerta no sentido de coibir crimes praticados por policiais civis”, declarou a Corregedora Adriana Mendes.