Topo

Comandante do Exército diz que intervenção exigirá "sacrifícios" e pede decreto complementar

General Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército brasileiro - Foto: ABr
General Eduardo Villas Bôas, comandante do Exército brasileiro Imagem: Foto: ABr

Luis Kawaguti

Do UOL, em São Paulo

16/02/2018 21h44

Em um comunicado destinado a todas as unidades militares do país, o comandante do Exército, general Eduardo Villas Boas, determinou que todos os esforços do Exército convirjam para a concretização da intervenção federal no Rio de Janeiro. Ele disse também que a solução da crise exigirá sacrifícios.

O documento diz que Villas Boas “em face da gravidade da crise, entende que a solução exigirá comprometimento, sinergia e sacrifício dos poderes constitucionais, das instituições e, eventualmente, da população.”

Leia também:

O comandante afirma ainda que analisou os impactos sobre o Exército da decisão da Presidência de nomear o general Walter Souza Braga Netto como interventor na área de segurança do Rio de janeiro. Ele determinou que todos os esforços da entidade sejam direcionados para ajudar o general a cumprir a missão.

Braga Netto é Comandante Militar do Leste, o mais alto posto do Exército no Rio. 

O comunicado também diz que Villas Boas pediu à Presidência que alguns pontos do processo de intervenção sejam detalhados e regulamentados em um decreto complementar.

Nesta sexta-feira, o presidente Michel Temer assinou um decreto determinando que as forças de segurança do Rio passem a ser comandadas pelo general Braga Neto com o objetivo de resolver a crise de violência que assola o Estado.

É a primeira vez que a medida é adotada desde o estabelecimento da Constituição de 1988.

Temer repete discurso e diz que situação do Rio exige "medida extrema"

UOL Notícias